PENSAR A EXPERIENCIA EDUCATIVA DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA NO PROGRAMA DE EXTENSÃO PDE/UFPR - NA PERSPECTIVA DE DELEUZE E SIMONDON

Autores

  • Claudia Madruga Cunha Universidade Federal do Paraná

Resumo

A formação continuada de professores da Rede Publica Estadual do Paraná pelo Programa de Extensão da UFPR resulta principalmente na atualização da prática docente na escola pública e na alteração do contexto hospedeiro deste processo. Potencialmente o professor do ensino básico é re-informado por uma política pública que idealiza a escola como ambiente com potencial de transformação pela ação do professor. Isto mostra que tal movimento de mudança afere ao docente uma “individuação” vinda desta reforma que os re-informa. A pesquisa sobre si retorna ao ato de ensinar. Torna o professor produtor de conhecimento sobre a própria prática e questiona a qualidade da formação entre escola pública e universidade.

Palavras –chaves: formação de professores, individuação, experiência educativa.

 

Biografia do Autor

Claudia Madruga Cunha, Universidade Federal do Paraná

Mestre Filosofia e doutora em educação atua no

Setor de Educação Profissional e Tecnológica SEPT

e no PPGE/MP -Teoria e Prática de Ensino.

Grupo de pesquisa: Saberes e Práticas do Ensino Superior; Laboratório de investigação corpo, gênero e subjetividade em educação - LABIN;

Linhas de Pesquisa- Ética e formação de professores; Corpo, diferença e subjetividades contemporâneas

Downloads

Publicado

2014-01-30