POLÍTICA DE ACESSO E DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PROUNI

Autores

  • Marialva Moog PINTO CESUCA
  • Marialva Moog Pinto CESUCA

Resumo

O estudo toma as políticas de acesso e democratização da Educação Superior no Brasil como temática principal, focando o Prouni (MEC/Brasil). Faz uma análise, ainda em processo, dos impactos dessas políticas na qualidade do ensino, tendo como sujeitos sete professores de uma universidade privada do sul do Brasil. Tenta perceber, através de entrevistas semiestruturadas, os fatores que na prática podem impactar a “qualidade da educação superior”, a partir da inclusão dos bolsistas do Prouni. Acompanha o interesse investigativo a análise do desempenho dos estudantes bolsista, as suas possibilidades de permanência, a mobilização de saberes profissionais dos professores, tendo em vista as possíveis características do novo público presente na universidade. Temas como democratização e qualidade estão em tensão e estimulam estudos em múltiplos contextos. Cotejando os achados foram feitos alguns paralelos com as políticas da Comunidade Europeia que prevê a inclusão e a mobilidade dos estudantes da educação superior, e na Espanha.

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Publicado

2013-10-24