PROPOSIÇÕES PARA A APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA: O CASO DO PROJETO DAS MARÉS

Autores

  • Alessandro Pinto Ribeiro PPGEDUCEM - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Resumo

Esse artigo apresenta uma proposta de atividade interdisciplinar para turmas do Ensino Médio, envolvendo os campos de saber da Matemática, Física, Biologia e Astronomia. Trata-se de um Projeto cuja temática central é as marés. As atividades aqui apresentadas são propostas para serem desenvolvidas em integração com o Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) da PUCRS, e têm como objetivo promover a aprendizagem dos conceitos envolvidos nos fenômenos das marés. Na construção dessa proposta pensamos em atividades que permitissem a observação, reflexão e construção por parte dos alunos. Nesse sentido optamos por construirmos um projeto interdisciplinar. Durante a construção do projeto percebemos que as dificuldades em se realizar um trabalho interdisciplinar podem estar relacionadas com nossa própria formação inicial, bem como com as especialidades de cada disciplina curricular. Através dessas reflexões pudemos também avaliar o grau de dificuldade em se realizar um trabalho interdisciplinar nas escolas, aprofundando assim nossa concepção de interdisciplinaridade dentro do contexto escolar.

 

Palavras-chave: Museu Interativo; Interdisciplinaridade; Ensino de Física; Ensino de Biologia; Marés.

Biografia do Autor

Alessandro Pinto Ribeiro, PPGEDUCEM - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Professor de Matemática do Instituto de Pesquisa Inedi, do Curso e Colégio Unificado e da Sociedade Educacional Santa Iria. Bolsista da PUC no programa de Mestrado/Doutorado  da PUC/RS em educação em Ciências e Matemática da Faculdade de Física

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Publicado

2014-01-30