EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESPAÇO FÍSICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E PERSPECTIVA DA GESTÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Patricia Beatriz de Macedo Vianna Cesuca - Faculdade Inedi
  • Jacilene Telles Gomes Cesuca
  • Karine Beatriz Arnhold Garcia Cesuca

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar observações realizadas numa escola municipal de Cachoeirinha, a partir de aspectos que norteiam a educação a respeito do tema Inclusão. Foram analisados aspectos como: espaços físicos da escola, a forma como os ambientes são utilizados do ponto de vista da inclusão, características do público que atende e de que modo a escola, bem como a direção, equipe pedagógica e docentes percebem a inclusão e sua importância para a prática pedagógica. A análise feita a partir de observações e entrevistas com a direção da escola, o corpo docente e discente, chegando a resultados sobre a forma diferenciada que a gestão trata sobre o tema da inclusão. A partir disto pode-se concluir questões sobre a importância do trabalho em conjunto da gestão e corpo docente da escola para que se chegue a uma educação realmente inclusiva.

Biografia do Autor

Patricia Beatriz de Macedo Vianna, Cesuca - Faculdade Inedi

Pedagoga, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação. Coordenadora do CEADCES e do Programa de Pós-Graduação do Cesuca - Faculdade Inedi. Formadora da UAB. Consultora da Unesco.

Jacilene Telles Gomes, Cesuca

Graduanda do curso de Pedagogia, CESUCA – Faculdade Inedi

Karine Beatriz Arnhold Garcia, Cesuca

 Graduanda do curso de Pedagogia, CESUCA – Faculdade Inedi. 

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Publicado

2013-04-05