A produção de exclusões por conhecimento nos processos de alfabetização

Autores

  • Ana Cristina da Silva Rodrigues CESUCA

Resumo

O presente trabalho problematiza a exclusão por conhecimento  produzida em classes de alfabetização, tendo como campo empírico  escolas que integram a rede municipal de Porto Alegre/RS, organizadas sob a forma de Ciclos de Formação. Para tanto ,situa a proposta da Escola Cidadã e  suas implicações no processo de avaliação. Para a coleta de dados foram realizadas análise de documentos junto à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, entrevistas com professoras alfabetizadoras de escolas selecionadas com maiores e menores índices de manutenções em classes de alfabetização. Como resultados o estudo revelou uma evolução significativa dos índices de manutenção nas classes de alfabetização no segundo ano do primeiro ciclo nos anos de 2005,2006 e 2007,  constatando-se que as dificuldades administrativo-pedagógicas da implantação, aliadas às concepções excludentes em relação à aprendizagem e a própria alfabetização têm produzido exclusões por conhecimento nas classes de alfabetização da rede municipal de Porto Alegre.

Biografia do Autor

Ana Cristina da Silva Rodrigues, CESUCA

Doutora em Educação - Unisinos

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Publicado

2013-04-05