Desempenho escolar de crianças em situação de vulnerabilidade social

Autores

  • Andrea Raoport Cesuca e unilasalle
  • Sabrina Boeira da Silva Cesuca Faculdade Inedi.

Resumo

Todos os anos ingressam nas escolas públicas uma grande parcela de crianças oriundas de comunidades vulneráveis, com uma história de vida que, em muitos casos, inclui situações de trabalho infantil, negligência, maus-tratos e exploração, somados ao quadro de pobreza, desemprego e drogas que envolvem suas famílias. Muitas apresentam algum tipo de distúrbio ou dificuldade ligado ao desempenho escolar, tornando questionável a relação entre a condição de vida e o rendimento por elas obtido. Esse artigo trata-se de uma revisão bibliográfica que busca caracterizar alguns dos fatores que podem interferir no desempenho escolar, como a vulnerabilidade social, a participação da família e da escola, as características do desenvolvimento na faixa etária em que se encontram as crianças que frequentam as séries iniciais do ensino fundamental, fatores de risco, fatores de proteção entre outros, mostrando de que forma estes podem afetar a aprendizagem e o rendimento dessas crianças na escola e auxiliando os educadores na compreensão dos fatores que compõe o quadro de baixo desempenho de seus alunos. 

Biografia do Autor

Andrea Raoport, Cesuca e unilasalle

Docente do curso de Pedagogia no Cesuca e e do curso de Psicologia no Unilasalle

Sabrina Boeira da Silva, Cesuca Faculdade Inedi.

Graduanda do curso de Pedagogia do Cesuca Faculdade Inedi.

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Publicado

2013-04-05