EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS DIFICULDADES REAIS NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA/MOTORA
Resumo
A Educação Inclusiva tem como propósito repensar a organização de escolas e classes especiais no intuito de construir sistemas educacionais inclusivos. Contudo, requer mudanças em todas as instâncias, acarretando inúmeros questionamentos aos professores e técnicos que atuam nessa área. Por isso, objetivou-se a identificação das dificuldades encontradas por professores que atuam em escolas regulares com alunos com deficiência física/motora. Essa temática foi escolhida a partir de questionamentos explicitados durante a docência do módulo de Deficiências Físicas/Motoras e Inclusão do curso de Pós-graduação de Educação Especial: Recursos e Tecnologias para a Inclusão do CESUCA – Faculdade Inedi, em 2012/1. Caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa descritiva, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin. Constatando-se que os professores se sentem despreparados e solitários na busca por uma educação inclusiva de qualidade, demonstrando contradições entre o real e o ideal almejado.