APRENDENDO A MEDIR: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Wellington Lima Cedro UFG
  • Nair Pereira Santos UFG
  • Renney Kássya Vieira de Souza UFG

Resumo

O presente trabalho é o resultado de nossa experiência em sala de aula com osestudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública federal.Abordaremos aqui uma proposta para o ensino das medidas baseada nas atividadesorientadoras do ensino propostas por Moura e com a sustentação teórica da perspectivamedidas por meio de atividades de ensino, caracterizadas pelo uso de jogos e pelaresolução de situações-problema. O objetivo geral de nossa proposta era que as crianças pudessem pensar usar a intuição,a memória, o raciocínio lógico, a reflexão, a análise e relacionar as informações paraque se apropriassem de uma nova linguagem e explorassem outras possibilidades dopensar matemático. Entre os resultados alcançados constatamos a apropriação e aparticipação significativa dos estudantes em todo o processo de ensino

 

Downloads

Publicado

2012-10-29