PROPOSTAS METODOLÓGICAS DOCENTES À LUZ DAS SITUAÇÕES DE ESTUDO

ARQUÉTIPOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Everton BEDIN Universidade Luterana do Brasil
  • José Claudio DEL PINO UFRGS, UNIVATES

Palavras-chave:

Metodologia docente, Situação de estudo, Rodas de conversa, Formação docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar quatro propostas diferentes no viés da Situação de Estudo para o ensino de ciências, incorporando ações relevantes a formação dos sujeitos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Além do mais, relata a importância da constituição de Rodas de Conversa na universidade para qualificar as metodologias docentes e aperfeiçoar a prática do professor. A atividade foi desenvolvida com oito professores em formação inicial, durante dois meses. As atividades contemplavam-se em Rodas de Conversa sobre metodologias de ensino para a Educação Básica; logo, o método da pesquisa enquadra-se no viés etnográfico da coleta de dados, utilizando-se a observação nas Rodas de Conversa como princípio significativo de interpretação e ressignificação dos saberes. Os dados coletados foram interpretados e transcritos no artigo de forma real, contemplando as ideias elaboradas pelos professores em formação.

Publicado

2017-06-30