LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE GAMES EDUCACIONAIS

UM PROJETO INICIADO NA DÉCADA DE 1980

Autores

  • Lucas Nunes OGLIARI CESUCA
  • Eduardo BLANDO Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca)
  • Vagner Oliveira ROXO Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca)
  • Celso Pessanha MACHADO Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca)

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Matemática, Jogos digitais, Gamificação

Resumo

O presente artigo retrata o trabalho realizado no ano de 2016 pelo Laboratório de Desenvolvimento de Games Educacionais da Faculdade Inedi – Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca). O laboratório foi fundado por professores do Curso de Matemática, Licenciatura, viando o desenvolvimento de jogos digitais educacionais. Sua atividade de pesquisa iniciou no ano de 2014, com o projeto Gamificação no Ensino de Ciências e Matemática, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Três jogos digitais (games) foram desenvolvidos no ano de 2016, destacando-se dentre eles o game Leituras Dirigidas para a Graduação, que foi aplicado aos alunos da disciplina de Prática de Ensino V do Curso de Matemática, Licenciatura do CESUCA. Relacionado a aplicação do game com o feedback dado pelos alunos/jogadores acerca da experiência através de um questionário, foi possível constatar a potencialidade dos games no ensino superior.

Publicado

2017-06-30