ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA

ATUAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Marli Lucia Tonatto ZIBETTI Universidade Federal de Rondônia
  • Edcarlos Alfaia Galeno BARBOSA Universidade Federal de Rondônia
  • Janaína Gianne Araújo de MEDEIROS Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Docência, Adolescente, Orientação profissional, Psicologia escolar

Resumo

O contexto escolar é um espaço importante para a atuação dos psicólogos e cada vez mais vem demandando atuação crítica e contextualizada desses profissionais. O presente artigo apresenta e discute alguns aspectos relacionados com a experiência vivida por estudantes durante a realização de atividades docentes relacionadas à prática de ensino do curso de Licenciatura em Psicologia em uma escola pública do município de Porto Velho-RO. A referida prática consistiu na realização de minicurso, com quatro horas de duração, distribuídas em dois encontros. Para conhecimento da realidade escolar e levantamento dos interesses dos adolescentes foram realizadas observações participantes, entrevistas informais e registros em caderno de campo, bem como levantamento das temáticas de interesse para o trabalho. O minicurso, objeto deste relato, abordou questões relativas à orientação profissional e utilizou várias atividades que ampliaram os conhecimentos dos jovens sobre os cursos de ensino técnico, tecnológico, bacharelados e licenciaturas, bem como as oportunidades de carreira a partir da formação, além das implicações objetivas e subjetivas envolvidas na escolha profissional. Foi possível constatar a falta de um trabalho sistematizado sobre orientação profissional no espaço escolar, a necessidade de momentos e espaços destinados à discussão e reflexão sobre a construção de um projeto de vida com os adolescentes. A prática pedagógica com esse público, evidenciou a importância do diálogo como possibilidade de expressão das dúvidas e preocupações que se apresentam nesse momento do processo de desenvolvimento desses jovens, bem como da necessidade de acesso a informações relevantes sobre continuidade dos estudos e elementos a serem considerados na escolha profissional. Para os ministrantes a experiência proporcionou novas e valiosas aprendizagens sobre os desafios do trabalho como professores de psicologia ou psicólogos escolares, especialmente com o público adolescente. 

Biografia do Autor

Marli Lucia Tonatto ZIBETTI, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora da graduação e do Mestrado em Psicologia na Universidade Federal de Rondônia. Líder do Grupo Amazônico de estudos e pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE), vice-líder do grupo Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolarização e atividade profissional em uma perspectiva crítica do IP/USP e filiada à ABRAPEE.

Edcarlos Alfaia Galeno BARBOSA, Universidade Federal de Rondônia

Estudante do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Membro do Núcelo Rondônia da Associação Brasileira de Psicologia Social.

Janaína Gianne Araújo de MEDEIROS, Universidade Federal de Rondônia

Estudante do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia

Publicado

2017-06-30