A AVALIAÇÃO DE TODOS E CADA UM NA FÓRMULA DO IDEB
Palavras-chave:
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Governamento, Qualidade da EducaçãoResumo
Este texto analisa a formulação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e seu potencial para conduzir as condutas da população escolar. Desde 2007, o IDEB tornou-se um indicador para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. A partir dos estudos de Michel Foucault(1998), entendemos o IDEB como estratégia de governamento utilizado pelo Ministério da Educação para mobilizar a população escolar na busca da qualidade da educação. Na pesquisa com 64 professores de escolas municipais de uma microrregião gaúcha, constatamos que eles não conhecem como o IDEB é formulado, nem se compreendem dentro da fórmula. Entretanto, com ou sem conhecimento dos professores, o IDEB opera, a partir de sua divulgação, desde a unidade escolar até o conjunto da nação brasileira, objetivando quantificar a qualidade da educação.