Considerações acerca do Caso dos Exploradores de Cavernas: alguns aspectos relevantes na argumentação de Lon L. Fuller
DOI:
https://doi.org/10.17793/rdd.v1i1.826Palavras-chave:
Justiça. Punibilidade. Exploradores de Cavernas.Resumo
O presente trabalho trata-se de resenha analítica referente a um dos mais prestigiados trabalhos do Professor de ‘Jurisprudence’ na Harvard Law School, LON FULLER. Aqui abordamos aspectos gerais sobre o constructo teórico inerente às percepções jurídico-literárias destinadas ao concreto delineamento da justiça – termo axiológico – e, mormente, à interpretação (aplicável) dos princípios extranormativos capazes de, conforme instrumentos metodológicos salutares, produzirem razoável solução lógica dos liames. As lesões a direito alheio – o direito à vida bem serve como exemplo – podem assumir caráter insólito se for ordenamento encerrado mera panaceia arbitrariamente prescrita.
Referências
FULLER, Lon L. O caso dos exploradores de cavernas. Tradução do original inglês e introdução por Plauto Faraco de Azevedo. 10. reimp. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris Editor, 1999.
Downloads
Publicado
2015-03-15
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).