PREFÁCIO AO V.4, N.7 DA REVISTA DIÁLOGOS DO DIREITO: "A MORTE DE IVAN ILITCH"

Autores

  • Angela KRETSCHMANN CESUCA

DOI:

https://doi.org/10.17793/rdd.v4i7.817

Resumo

            A Revista Diálogos do Direito chega a seu sétimo número, agora pleiteando construir um diálogo entre professores, alunos, comunidade acadêmica, interna e externa, com a obra de Leon Tolstói, “A morte de Ivan Ilitch”. Sem dúvida, a edição contou com o entusiasmo com que a obra também foi discutida nos corredores, bar, restaurante, biblioteca, trabalhos, provas, e todo tipo de atividade acadêmica em que se poderia – de uma forma ou de outra – revelar e realizar comparações da vida que se tem, com a vida do personagem Ivan Ilitch, construído por Leon Tolstoi.

            Há, portanto, uma transmutação, e não obstante a distância histórica da origem da obra foi realizada com tranquilidade, talvez dado ao fato de que convivemos na atualidade com uma melancolia e uma luta permanente pelo sentido da vida, que certamente transborda os limites da vida do personagem de Tolstoi, para atingir a todos.

            O melhor do diálogo pode ser sempre aquele dos corredores, mas sempre respingos do debate transparecem nas mais diversas formas pelas quais cada professor ou colaborador/autor acaba expressando a forma como percebe a obra, e o contexto no qual deseja inseri-la, a fim de explorar ainda mais suas qualidades literárias. E isso hoje em dia acaba se refletindo inclusive nas conversas pelas mídias, pelos grupos, pelas formas contemporâneas e muitas vezes mais imediatas de referenciar, comentar e relacionar que a tecnologia nos proporciona – o que só enriquece ainda mais o debate!

Biografia do Autor

Angela KRETSCHMANN, CESUCA

É pós-doutora pelo Institut for Information-, Telecommunication- and  Media Law (ITM), Münster, Alemanha (Westfälische Wilhelms-Universität  Münster). Possui doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio  dos Sinos (2006). Realizou seu Mestrado em Direito pela Pontifícia  Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS, 1999), e graduação  em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991).  É Coordenadora do curso de Direito do CESUCA (www.cesuca.edu.br),  professora nos cursos de Graduação e Pós-Graduação de Direito da  Universidade do Vale do Rio dos Sinos e dos cursos de Segurança da  Informação, Gestão Cultural e Design, lecionando Direito da Propriedade  Intelecutal, Direitos de Autor e Propriedade Industrial (Marcas,  Patentes, Software, Cultivares). Professora no Curso de Especialização  em Direito, Mercado e  Economia da PUC/RS (2011-2012), da UNIRITTER  (Canoas, RS) e da IMED (Passo Fundo, RS). Advogada (www.krebel.com.br).  Integrou a Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil  RS (2004-2006). Atualmente integra a Comissão de Propriedade Intelectual  (CEPI) da OAB/RS. Membro da Associação Brasileira de Agentes da  Propriedade Industrial (ABAPI), realizando perícias judiciais na área do  Direito da Propriedade Intelectual (plágio, pirataria, concorrência  desleal).

Publicado

2015-01-13