O BRINCAR E AS NECESSIDADES ESPECIAIS NA ÚLTIMA DÉCADA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

  • Renata Giuliani Endres UFRGS
  • Maúcha Sifuentes dos Sifuentes CESUCA

Resumo

As relações sociais com pares, por meio da brincadeira, mostra-se importante para o desenvolvimento da criança com necessidades especiais. O presente estudo buscou realizar um levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas à brincadeira e às necessidades especiais na última década. O método compreendeu a revisão sistemática da literatura, através do levantamento de pesquisas em bases de dados (Scielo, Lilacs e Banco de Teses CAPES), tendo como foco o perfil metodológico das mesmas. Os resultados evidenciaram ênfase em estudos empíricos, de cunho qualitativo, sendo o Espectro Autista o tipo de necessidades especiais mais investigado. A Fonoaudiologia mostrou-se a área de conhecimento com crescente interesse no tema. Concluiu-se que o aprofundamento desses conceitos é relevante para a qualificação de intervenções com este público.

Biografia do Autor

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Doutoranda em Psicologia (UFRGS).
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Docente do curso de Psicologia CESUCA- Faculdade Inedi. Doutora em Psicologia.
Publicado
2014-08-22
Como Citar
ENDRES, Renata Giuliani; SIFUENTES, Maúcha Sifuentes dos. O BRINCAR E AS NECESSIDADES ESPECIAIS NA ÚLTIMA DÉCADA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. SAÚDE MENTAL EM FOCO DO CESUCA - ISSN 2316-3674, [S.l.], v. 3, n. 1, ago. 2014. ISSN 2316-3674. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/saudementalemfoco/article/view/658>. Acesso em: 24 ago. 2017.
Seção
Artigos