TROCANDOSABERES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA PELAS ESTAGIÁRIAS DE PSICOLOGIA E PELOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE CACHOEIRINHA-RS.

  • Márcia Elizabete Wilke Franco

Resumo

Resumo  O trabalho relata uma experiência de Estágio Supervisionado em Psicologia,realizada com grupos de agentes comunitários de saúde vinculados a quatro Unidades Básicas de Saúde(UBS) de uma cidade da Grande Porto Alegre,em 2013. A intervenção objetivou propiciar melhores condições de trabalho aos agentes comunitários e capacitarprofissionalmente estudantes de um curso de Psicologia. Utilizou-se o método da pesquisa-ação para a compreensão dos eventos que ocorriamnos grupos. Realizaram-se 16 encontros, no decorrer do segundo semestrede 2013, nos quais os agentes comunitáriosapresentaram, discutiram e tentaram encontrar soluções para as principais dificuldades individuais e coletivasdo seu fazer cotidiano. Os principais fatores indicados foram: as condições daestrutura física do ambiente de trabalho e as interações sociais entre os componentes da própria equipe ecom outros profissionais das UBS. O sofrimento foi relativamente superado por meio de negociações internas e de vivências com dinâmicas de grupo e prática de psicodrama que possibilitaram refletir diversas formas de enfrentamento dos problemas inerentes tanto à condução de casos atendidos como na interaçãocom os que convivem no seu trabalho. A intervenção contribuiu, sobretudo, com a formação de um espaço de relativa confiança,onde os agentes comunitários puderam se expressar, refletir e buscar soluções individuais e conjuntas para encarare superar os elementos relacionados à realidade do trabalho e também proporcionou aprendizagem para as alunasque se envolveram de forma a realizar uma atuação eficiente e transformadora para ações de promoção da saúde e empoderamento de todos que viveram o processo. Palavras-chave: Interações sociais. Psicodinâmica dos grupos. Agentes Comunitários de Saúde. 
Publicado
2014-08-21
Como Citar
FRANCO, Márcia Elizabete Wilke. TROCANDOSABERES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA PELAS ESTAGIÁRIAS DE PSICOLOGIA E PELOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE CACHOEIRINHA-RS.. SAÚDE MENTAL EM FOCO DO CESUCA - ISSN 2316-3674, [S.l.], v. 3, n. 1, ago. 2014. ISSN 2316-3674. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/saudementalemfoco/article/view/564>. Acesso em: 22 out. 2017.
Seção
Artigos