O uso de instrumentos projetivos em crianças e adolescentes em instituições hospitalares

  • Andreia Mello de Almeida Schneider CESUCA - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha
  • Karen Cristina Gomes CESUCA - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha
  • Jaqueline Lichtenstein CESUCA - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha
  • Giminiano Pedrozo de Oliveira CESUCA - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha

Resumo

Ao longo da vida todos estão sujeitos a enfrentar doenças em maior ou menor gravidade. Saber como agir de modo a criar mecanismos suficientes para poder conviver com esta situação não é uma tarefa fácil para um adulto e, mais difícil ainda pode ser para uma criança ou adolescente que tem a sua personalidade ainda em formação. O propósito deste estudo é identificar e analisar, por meio de uma revisão de literatura, estudos feitos com crianças e adolescentes utilizando métodos projetivos de avaliação psicológica. Este estudo foi fundamentado na averiguação da produção científica nas bases de dados GOOGLE ACADÊMICO e BVS num período de cinco anos, utilizando várias combinações de unitermos. Os resultados evidenciam que os testes projetivos combinados com entrevistas e outras técnicas, contribuem de forma significativa para avaliar a personalidade de crianças e adolescentes internados em instituições hospitalares.

Biografia do Autor

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Professora do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA), Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Teoria e Clínica Psicanalítica no CEPdePA.
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Acadêmico(a) do curso de psicologia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA).
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Acadêmico(a) do curso de psicologia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA).
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Acadêmico(a) do curso de psicologia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA).
Publicado
2014-08-21
Como Citar
SCHNEIDER, Andreia Mello de Almeida et al. O uso de instrumentos projetivos em crianças e adolescentes em instituições hospitalares. SAÚDE MENTAL EM FOCO DO CESUCA - ISSN 2316-3674, [S.l.], v. 3, n. 1, ago. 2014. ISSN 2316-3674. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/saudementalemfoco/article/view/561>. Acesso em: 26 jun. 2017.
Seção
Artigos