Bullying: Problema Mundial em Contexto Infantil

  • Mirian Scheffler Correa Cesuca - Faculdade Inedi
  • Camila Araujo de Souza Cesuca - Faculdade Inedi
  • Inez Teresinha Zucatti Cesuca - Faculdade Inedi
  • Patricia Gaspar Mello Cesuca - Faculdade Inedi

Resumo

O propósito deste trabalho é compreender os sentimentos gerados em crianças vitimas de Bullying, alertando o quanto é prejudicial para o seu desenvolvimento social e emocional, comparando os comportamentos do grupo que interage com o agressor e o agredido.  O estudo foi realizado por seis observações não participativas, onde acompanhamos o horário do lanche de uma escolinha infantil, no município de Cachoeirinha-RS. O grupo de sete crianças oscilava a frequência de participações conforme o decorrer das observações, onde conseguimos observar o comportamento do grupo na presença da vitima e do agressor, somente na presença da vitima e outrora com o agressor. Conclui-se que a vitima sofre sozinha, não procura de ajuda e omite as agressões, onde a sua saída apenas salientou que seria mais fácil para ela se afastar dos colegas e da instituição do que expor os fatos.
Publicado
2014-08-21
Como Citar
CORREA, Mirian Scheffler et al. Bullying: Problema Mundial em Contexto Infantil. SAÚDE MENTAL EM FOCO DO CESUCA - ISSN 2316-3674, [S.l.], v. 3, n. 1, ago. 2014. ISSN 2316-3674. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/saudementalemfoco/article/view/421>. Acesso em: 22 out. 2017.
Seção
Artigos