A INFLUÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

  • Melissa de Oliveira BRUM Faculdade Inedi - CESUCA

Resumo

Atualmente as organizações possuem uma visão muito mais abrangente do papel das pessoas que compõe o seu quadro de trabalho, principalmente porque o sucesso das companhias está ligado à organização e ao desempenho dos seus colaboradores. Administrar pessoas é o principal desafio, o comportamento humano dentro das organizações tem mudado ao longo dos anos, exigindo uma visão estratégica, dando mais ênfase aos aspectos comportamentais.  O principal objetivo deste estudo consistiu em identificar a influência do comportamento humano dentro das organizações. Para isso, foi preciso entender a influência do comportamento humano nas relações profissionais, analisar o conceito de comportamento humano, comportamento organizacional e os modelos mentais. A metodologia teve seu caráter qualitativo por meio da aplicação de pesquisa bibliográfica e os resultados desta, com a análise dos textos, contribuíram para a compreensão da influência do comportamento humano dentro das organizações. Esse apanhado teórico se apresentou como uma forma de se iniciar uma discussão sobre o que pode ser feito para que o comportamento humano dentro da organização venha a somar e agregar valores nos resultados da empresa.  Palavras-chaves: Comportamento humano. Comportamento organizacional. Modelos mentais.

Referências

ARNTZ, W. et. al. Quem somos nós?: A descoberta das infinitas possibilidades de alterar a realidade diária. Rio de Janeiro: Prestígio Editorial, 2007.


BERGAMINI, C.W. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento humano na empresa. São Paulo: Atlas, 1997.


BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol., São Paulo, 2006.


CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.


COVEY, S. R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. 30 ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2007.


LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985


ONNERA, Anderson. O comportamento nas organizações. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2013.


ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo: Peason Prentice Hall, 2005.


ROQUE, Moraes. Uma tempestade de Luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.


SENGE, P. M. A quinta disciplina. São Paulo: Best Seller, 1990.
Publicado
2015-08-25
Como Citar
BRUM, Melissa de Oliveira. A INFLUÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES. REVISTA DE PÓS-GRADUAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS - ISSN 2358-2774, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 181 - 198, ago. 2015. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/revposgraduacao/article/view/888>. Acesso em: 26 jun. 2017.
Seção
Artigos