6. Projeto de intervenção
fluxograma para seguimento dos usuários em uso de PrEP
Resumo
Introdução: A profilaxia Pré - Exposição ao HIV (PrEP), consiste no uso oral e diário de ARV, a fim de reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. No momento que a PrEP é indicada, deve-se realizar seguimento clínico e laboratorial a cada três meses. Primeiramente é realizado um acolhimento, seguindo algumas avaliações iniciais: avaliação de adesão, abordagem sobre o gerenciamento de risco e vulnerabilidades, avaliação da motivação para início da PrEP, avaliação da indicação do uso imediato de PEP (exposição de 72h.) e a realização de testes rápidos. Deve ser realizada também a orientação de possíveis eventos adversos e fortalecer medidas de prevenção. Após o acolhimento realizado pela equipe de enfermagem, será conduzida a consulta médica, demandando acompanhamento clínico e laboratorial, sendo consultas trimestrais, no qual será avaliado e/ou solicitado exames da função renal e hepática, será reavaliado a indicação de PEP, verificar vacinação de Hep B e prescrição de PrEP, primeira prescrição/dispensação de ARV para 30 dias e demais para 90 dias. As consultas de seguimento tem por finalidade garantir que o uso de PrEP permaneça necessário, monitorando eventos adversos e ISTs, possibilitando também verificar a adesão e descartar uma eventual infecção pelo HIV. Um aspecto importante e que requer atenção em todas as etapas é que sejam realizados os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além da avaliação de sinais e sintomas de infecção aguda pelo HIV e teste de gravidez. Essa prática será iniciada em breve no município de Cachoeirinha, para isso, foi construído um guia de orientação e um fluxograma de forma clara e objetiva, o mesmo ficará exposto no SAE - Serviço de Atendimento Especializado de Cachoeirinha, com o intuito de facilitar o processo dos profissionais de saúde. Objetivo: Esclarecer de forma prática e facilitar aos profissionais a implementação à PrEP, serviço esse que será iniciado no município de Cachoeirinha. Metodologia: Trata-se de um resumo, realizado através da disciplina prática, Estágio Curricular I, na unidade SAE - Serviço de Atendimento Especializado, localizado no município de Cachoeirinha - RS, no período de 2019/2. Conclusão: O projeto de intervenção iniciou, a partir da possibilidade de implementar o novo serviço no município. Através do Protocolo clínico e diretrizes terapêutica para a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de riscos à infecção pelo HIV, foi possível pesquisar sobre o assunto trazendo informações atuais e consequentemente contribuindo para um maior conhecimento na construção do fluxograma e do guia de orientação. Concluo, então, o quanto é importante trazer materiais que facilitem o trabalho e aprimorando a prática dos profissionais, para desenvolverem ações positivas.
Modelo de Declaração de Responsabilidade
Prezado autor: Utilize o modelo abaixo (que está entre aspas), preenchendo e enviando de forma digitalizada como documento suplementar ao fazer sua submissão.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Autores: _________________________________________________________________
Título do manuscrito:_______________________________________________________
1. Declaração de Responsabilidade - Este artigo representa um trabalho inédito e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou eletrônico. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores. Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
2. Transferência de Direitos Autorais – Declaro que, perante a aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista de Enfermagem CESUCA, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o devido agradecimento à Revista de Enfermagem Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha – Faculdade INEDI.
___________________, ____ de ___________________ de ______.
Nome: _________________________________ Assinatura: _______________________
Nome: _________________________________ Assinatura: _______________________
Nome: _________________________________ Assinatura: _______________________
Assinatura de TODOS os autores.