5. Intervenção e prática em saúde coletiva
relato de experiência
Resumo
Introdução: com o objetivo de auxiliar no processo de diagnóstico local e na identificação populacional, o mapa do território que abrange uma equipe de saúde da família é uma ferramenta do planejamento em saúde e necessidades desta população. O exercício de práticas de cuidado, assim como estratégias de prevenção realizados em atenção básica de saúde é desenvolvida por equipes em territórios definidos, com a responsabilidade do cuidado desta população. A territorialização é uma forma de planejamento das ações em saúde direcionados as características situacionais bem como os diagnósticos populacional da área de abrangência. Com esse conhecimento as intervenções podem ser priorizadas conforme as necessidades de saúde apresentadas por esta população no reconhecimento da frequência, vulnerabilidade e risco. Objetivos: melhorar a qualidade do serviço de saúde no reconhecimento da área e as micro áreas, visualizando a localização dos domicílios, famílias e os diagnósticos populacional. Metodologia: trata-se de um trabalho de intervenção de um acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Cesuca, em campo de práticas de estágio do curricular I – Prática em saúde coletiva, realizado em um ESF localizado no município de Cachoeirinha- RS. Resultados: a construção do mapa ocorreu a partir de um trabalho já iniciado por acadêmicos de outro semestre, na conclusão da distribuição da territorialização e dos diagnósticos populacional da área III de uma unidade de Estratégia de Saúde da Família. O território restrito por área permite o planejamento de ações setoriais direcionado nos condicionantes e determinantes da saúde disposta naquela área, sempre em concordância com os princípios da equidade. Um conjunto de ações de saúde coletiva ou individual que envolve a promoção, prevenção e proteção da saúde bem como seus agravos, tratamentos, diagnósticos e reabilitação de danos é uma característica da atenção básica para uma manutenção da saúde realizando uma atenção integral. Práticas desenvolvidas em trabalho de equipe utilizando tecnologias de cuidado que auxiliam no manejo das necessidades de saúde de maior relevância disposto neste território, visando as necessidades de maior abrangência realizando um acolhimento humanizado por parte do enfermeiro e sua equipe nesta construção do cuidado. Considerações finais: no decorrer do estágio foi possível assimilar o conteúdo teórico estudado e vivenciar na prática a importância sobre a conhecimento da equipe de enfermagem na distribuição da área de abrangência. A busca de informações para a construção do material educativo possibilitou ampliar o conhecimento sobre a importância do diagnóstico populacional para construção de estratégias de atendimento e prevenção.
Modelo de Declaração de Responsabilidade
Prezado autor: Utilize o modelo abaixo (que está entre aspas), preenchendo e enviando de forma digitalizada como documento suplementar ao fazer sua submissão.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Autores: _________________________________________________________________
Título do manuscrito:_______________________________________________________
1. Declaração de Responsabilidade - Este artigo representa um trabalho inédito e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou eletrônico. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores. Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
2. Transferência de Direitos Autorais – Declaro que, perante a aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista de Enfermagem CESUCA, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o devido agradecimento à Revista de Enfermagem Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha – Faculdade INEDI.
___________________, ____ de ___________________ de ______.
Nome: _________________________________ Assinatura: _______________________
Nome: _________________________________ Assinatura: _______________________
Nome: _________________________________ Assinatura: _______________________
Assinatura de TODOS os autores.