5. CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE NO AUTOCUIDADO DO IDOSO AUTÔNOMO

  • Diego Silveira SIQUEIRA Hospital São Lucas da PUCRS
  • Bruna de Amorim BEZIAZACINAI Hospital São Lucas da PUCRS
  • Laura Cristina Pimentel DUMBRA Universidade Paulista, UNIP, São Paulo- SP
  • Fernando RIEGEL Hospital de Clínicas de Porto Alegre- HCPA

Resumo

Objetivo: identificar nas publicações científicas em saúde, como os programas referenciados para a promoção da saúde contribuem com o idoso que tem autonomia para realizar o autocuidado da saúde. Método: revisão da literatura, foram selecionados doze artigos, que abordavam práticas de promoção à saúde, levando em consideração a autonomia para a realização do autocuidado do idoso. A análise e discussão foram pautadas nos artigos que foram agrupados pelo conteúdo. Resultados: evidenciou que o envelhecimento pode acarretar em prejuízos do desempenho motor, atrapalhando as atividades de vida diária, exercendo impacto negativo nas condições de saúde. Existem vários programas de promoção à saúde que colocados em prática mostram a melhoria da qualidade de vida e do autocuidado. Conclusão: as pesquisas sobre os efeitos da realização de atividades de vida diária e promoção da saúde, e as políticas públicas devem ser colocadas em prática para defender os direitos dos idosos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeiro pelo Centro Universitário Metodista- IPA. Mestrando em Ciências Médicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Pós- Graduando em Urgência, Emergência e Trauma (SEG). Enfermeiro Assistencial da Internação Pediátrica do Hospital São Lucas da PUCRS. Supervisor da Residência em Enfermagem da PUCRS. Professor do Curso de Gradução em Enfermagem FACTUM e do Cursoo Técnico em Massoterapia, Segurança do Trabalho e Enfermagem da Escola de Educação Profissional Cecilia Meireles.

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira Assistencial da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital São Lucas da PUCRS, Porto Alegre- RS.

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Universidade Paulista, UNIP, São Paulo- SP, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Dourtando em Enfermagem 9UFRGS), Enfermeiro Assistencia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre- HCPA.

Publicado
2019-03-01
Como Citar
SIQUEIRA, Diego Silveira et al. 5. CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE NO AUTOCUIDADO DO IDOSO AUTÔNOMO. REVISTA CUIDADO EM ENFERMAGEM-CESUCA - ISSN 2447-2913, [S.l.], v. 5, n. 6, p. 59-67, mar. 2019. ISSN 2447-2913. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/revistaenfermagem/article/view/1280>. Acesso em: 24 mar. 2019. doi: https://doi.org/10.26843/rcec.v5i6.1280.