METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO

  • Bianca Clasen GONÇALVES Faculdade Inedi CESUCA http://orcid.org/0000-0001-6394-850X
  • Camila da Rosa MARACCI
  • Mara Pinto de LIMA
  • Patrícia Calçada MEDEIROS
  • Shaiane Favretto da SILVA
  • Gisele Cristina TERTULIANO

Resumo

Objetivo: Tem o objetivo de compartilhar experiências com a terceira idade com ênfase na educação e ensino a fim de potencializar as relações em saúde da população idosa.  Métodos: Através das metodologias ativas objetiva-se relatar a experiência com o Grupo da Terceira Idade Alto- Astral através do Projeto de Extensão do Curso de Enfermagem da Faculdade Inedi CESUCA, que tem o objetivo de compartilhar experiências com a terceira idade com ênfase na educação e ensino a fim de potencializar as relações em saúde da população idosa. Resultados: As atividades de educação em saúde estimulam o conhecimento acerca de diversas ações como a promoção da saúde, prevenções de doenças através do engajamento da participação da população alvo, contribuindo melhoria da qualidade de vida e da saúde, não somente dos idosos, mas também da população em geral. Considerações finais: As relações entre usuários e profissionais da saúde facilitam práticas assistenciais como à educação em saúde, o acolhimento, a humanização,a escuta, tendo em vista a corresponsabilidade, o vínculo, a integralidade, a autonomia e o modo de encarar a saúde na terceira idade.  

Referências

1 Tertuliano GC, Silva G, Lima MDP, Costa TE. Atuação do acadêmico de Enfermagem num grupo da terceira idade: um relato de experiência. ANAIS DA IX MOSTRA CIENTÍFICA DO CESUCA – NOV./2015. . [acesso em 2016 mai 24] Disponível em: http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/930/pdf

2 Silva MG, Fernandes JD, Teixeira GAS, Silva RMO. Processo de formação da (o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 19, n. 1, p. 176-184, Mar. 2010. [acesso em 2016 mai 16] Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000100021&lng=en&nrm=iso

3 Silva LD, Beck CLC, Dissen CM, Budó MLD, Silva HS. O ENFERMEIRO E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Rev Enferm UFSM 2012 Mai/Ago;2(2):412-419. [acesso em 2016 jul 20] Disponível em http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/2676/3769

4 BRASIL. Ministério da Saúde. (Org.). Atenção à saúde da pessoa idosa: Elaboração pública no Brasil, a preocupação com a saúde da população idosa brasileira. Brasília: Pactos Pela Saúde, 2010. 12 v. [acesso em 2016 jul 28] Disponível em: bvsms.saude.gov.br/.../atencao_saude_pessoa_idosa_envelhecimento_v1...

5 Mallmann DG, Galindo Neto NM, Sousa JC, Vasconcelos EMR. Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso. 06. ed. Rio de Janeiro: Ciênc. Saúde Coletiva, 2015. 20 v. . [acesso em 2016 jul 28] Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015206.02382014

6 Carraro TE, Do Prado ML, Da Silva DGV, Radünz V, Kempfer SS, Luciara LF. Socialização como processo dinâmico de aprendizagem na enfermagem. Uma proposta na metodologia ativa. Educação e Mudança. 27 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. . [acesso em 2016 jul 25] Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-53072011000200010

7 Nogueira SL, Geraldo JM, Machado JC, Ribeiro RCL . Distribuição espacial e crescimento da população idosa nas capitais brasileiras de 1980 a 2006: um estudo ecológico. Rev. Bras. Estud. Popul., São Paulo, v. 25, n. 1, p.195-198, jan. 2008. . [acesso em 2016 jul 27] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v25n1/v25n1a12.pdf2016


8 Mitre SM, Batista RS, Mendonça JMG, Pinto NMMP, Meirelles CAB, Porto CP, Moreira T, Hoffmann LMA. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. Saúde Coletiva [online], v. 13, , p.2133-2144, jul. 2008. . [acesso em 2016 jul 19] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf
Publicado
2016-11-30
Como Citar
GONÇALVES, Bianca Clasen et al. METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO. REVISTA CUIDADO EM ENFERMAGEM-CESUCA - ISSN 2447-2913, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 36-45, nov. 2016. ISSN 2447-2913. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/revistaenfermagem/article/view/1166>. Acesso em: 22 out. 2017.