O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Preparo do Manuscrito

    Os textos devem ser digitados em MsWord com a seguinte configuração de página: papel tamanho A4, margens 2,5cm, fonte Trebuchet MS, tamanho 12, espaço entrelinhas de 1,5.  

    Título:  conter o título pleno do trabalho (máximo de 15 palavras) escrito em caixa baixa e em negrito, tamanho 13, em português e inglês.   Abaixo do título, informe o nome(s) completo(s) e sem abreviação(s) do(s) autor (es) – máximo de 06 autores.

    RESUMO: A seguir deve ser apresentado o resumo, composto por 100 a 250 palavras, do tipo estruturado, fonte Trebuchet MS, tamanho 11, espaçamento 1,5 entre entrelinhas. os títulos em português (RESUMO), inglês (ABSTRACT) com letras maiúsculas, em negrito.  Deve-se sequenciar o resumo  de acordo com os subtítulos, escritos em caixa baixa e negrito:Objetivo, Metodologia, Resultados, Conclusões/Considerações Finais. Os resumos devem ser acompanhados de 03 a 05 descritores cadastrados no Descritores em Ciências da Saúde – Bireme (http://decs.bvs.br).

    -Abaixo, na página inicial, texto sequencial e justificado, fonte Trebuchet MS, tamanho 10, espaçamento simples,  indicando a formação profissional, a função que exerce(m),principal titulação, instituição a qual pertence(m), endereço (cidade, estado e país) e e-mail. 

  • 1.  Originais - resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental, conceitual e qualitativa com resultados inéditos na área da saúde. Limitado a 15 laudas. Sua estrutura deve conter:

    - Introdução/ Considerações Iniciais: apresentação e delimitação breve e clara do assunto tratado. Deve apresentar os objetivos da pesquisa, questão norteadora, revisão da literatura e justificativa.

    - Metodologia -  devem ser apresentados: tipo de pesquisa, uma breve descrição sobre o local onde foi realizada a pesquisa e população estudada, critérios de inclusão e/ou exclusão, tipo de amostra, técnicas e métodos adotados para a coleta de dados, métodos estatísticos adotados e os procedimentos éticos seguidos, com número de CAAE.

    - Resultados – os resultados se apresentados separadamente devem ser limitados a descrever os resultados encontrados, sem interpretações seguindo uma sequencia lógica, podem ser expressos por gráficos, tabelas, figuras, fotografias etc. Também podem ser apresentados junto com a discussão do artigo.

    - Discussão – os resultados encontrados devem ser comparados com a literatura e com opiniões dos autores.

    - Conclusões/ Considerações Finais - devem ser claras e concisas, fundamentadas nos resultados e discussão, apresentando as limitações do estudo e indicação de novos estudos.

    - Referências- devem conter 20 referências no máximo

    2. Revisão

    - Artigos de revisão , artigos de  revisão integrativa ou sistemática- levantamento bibliográfico sobre determinado assunto, deve conter método utilizado para revisão assim como critérios de inclusão e exclusão. Limitado a 10 laudas. Referências: devem conter 15 referências no máximo

    3. Relato de experiência - descrições de experiências acadêmicas, assistenciais e de extensão, estudo de caso. Limitado a 10 laudas. Referências: devem conter 15 referências no máximo

    4. Resenhas - apresentação e análise de livros ou obras recentemente publicados na área da saúde ou áreas afins, publicado nos últimos três anos. Limitado a 02 laudas. Referências: devem conter 10 referências no máximo

    5.Artigo comunicação curta artigos curtos de pesquisa, com o objetivo de apresentar resultados interessantes na área da enfermagem.Limitado a 08 laudas. Referências: devem conter 15 referências no máximo

    6. Referências: devem ser atualizadas e preferencialmente de periódicos.   

     

    Citações

     

    Deve ser utilizado o sistema numérico na identificação dos autores , na ordem que forem citados no texto. Os números que identificam os autores devem ser demonstrados no texto em  sobrescritos. Se forem seqüenciais, deverão ser indicados o primeiro e o último número, separados por hífen, ex.: 1 ; quando intercalados, os números deverão ser separados por vírgula, ex.: 1-2,4.

    A transcrição "ipsis literes" de citações deve seguir os seguintes critérios:

    (a) até três linhas de citação, usar aspas na sequência do texto ;

    (b) mais de três linhas de citação, destacá-la em nova linha, em bloco próprio distinto do texto normal, sem aspas, com espaço simples, fonte de tamanho menor, em itálico, observando recuo na altura do parágrafo. Não devem ser introduzidas notas de rodapé.

    Depoimentos:   observar a seguinte estrutura:recuo do parágrafo (4 cm), fonte tamanho 11, em itálico, espaçamento simples, com sua identificação entre parênteses, codificadas a critério do(s) autor(es)apresentadas entre colchetes.

     

     Ilustrações (máximo de 04)

     Tabelas devem ser demonstradas quando existir resultados expressos em  números, medidas, percentagens, etc.)podem ser utilizados  gráficos, quadros e fotografias também.

    O número de material ilustrativo deve ser de, no máximo, quatro por artigo. Todo material ilustrativo deve ser numerado c com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto, com suas respectivas legendas e fontes, e a cada um deve ser atribuído um breve título, em letra minúscula, espaço simples e sem grifo. Quando forem extraídas de outro trabalho, a fonte original deve ser mencionada logo abaixo da mesma.

    Todas as ilustrações devem ser citadas no texto. As tabelas, quadros e gráficos devem ser confeccionados no mesmo programa utilizado na confecção do artigo (Ms Word) e inseridas no texto. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé da tabela, utilizando os símbolos na seqüência *, †, ‡, §, ||, ¶, **, ††, ‡‡

    Fotos somente em preto e branco, devem estar obrigatoriamente em arquivos de software com extensão JPG. Para "escanear" as figuras e/ou fotos, selecionar 300 dpi de resolução.  Fotos que identificam sujeitos, devem ter autorizações para reprodução ilustrações.

     Segue exemplo abaixo:

    Tabela 02 - Características dos profissionais da amostra, Caxias do Sul, 2009.       

    Variável

     

    N(%)

    TEMPO DE PROFISSÃO

    De1 a10 anos

    De12 a20 anos

    De21 a33 anos

    *Total

     

     

                10 ( 35)

                20 ( 39)

                35 (25)

                65(100)

    Fonte: Dados de pesquisa, 2010

    * Total de indivíduos que responderam o questionário

    Referências -Devem ser digitadas em espaço simples e separadas por um espaço simples. Utiliza-se nessa seção o título “Referências” e não “Referências bibliográficas”. Deverão ser reunidas no final do manuscrito, citadas somente as obras utilizadas no texto, em ordem numérica, e ordenadas segundo a sequência de aparecimento (Estilo Vancouver), identificadas pelos algarismos arábicos respectivos sobrescritos. Obedecer os critérios do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas ― Estilo Vancouver:http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

    Apêndices e anexos - devem ser evitados, conforme indicação da norma NBR 6022.

     

    Agradecimentos - devem ser apresentadas em número reduzido após as referências, apenas nos casos imprescindíveis.

     

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Exemplos de como citar referências

    Artigos em periódicos

    1. Artigo padrão

    Inclua até 3 autores, seguidos de et al. se exceder a esse número.

    Ex:  Andrade NHS, Dal Sasso-Mendes K, Faria HTG,  et al. Pacientes com diabetes mellitus: cuidados e prevenção do pé diabético em atenção primária à saúde. RevEnferm UERJ. 2010; 18(4): 616-21.

    Rocha RM, Zanetti ML, Santos MA. Comportamento e conhecimento: fundamentos para prevenção do pé diabético. Acta Paul Enferm2009; 22(1): 17-23.

    2. Instituição como autor

    Organização Pan-Americana da Saúde. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília (DF); 2003.

    Ministério da Saúde (BR). Saúde mental no SUS: acesso ao tratamento e mudança do modelo de atenção. Brasília; 2007.

    Ministério da Saúde (BR), Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil. 2013 jun13;150(112 Seção 1):59-62.

    Livros e outras monografias

     3.Indivíduo como autor

     Bardin L. Análise de conteúdo. 5. ed. Lisboa: Edições 70; 2009.

    4. Editor ou organizador com o autor

    CECCHETTO FH, SILVA EF, organizadores.Procedimento em Enfermagem Pediátrica. Rio de Janeiro: Rubio;2015

    5. Capítulo de livro

     Lunney M. Levantamento de dados, julgamento clínico e diagnósticos de enfermagem: como determinar diagnósticos precisos. In: Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classifi cação 2009-2011. Porto Alegre: Artmed; 2011. p. 29-42.

    Alfaro-Lefevre R. Aplicação do processo de enfermagem: uma ferramenta para o pensamento crítico. 8. ed. Porto Alegre: Artmed; 2014.

    6. Teses, dissertações e monografias

     Souza, MA. Autocuidado na prevenção de lesões nos pés: conhecimento e prática de pacientes diabéticos [dissertação]. João Pessoa (PB): Universidade Federal da Paraíba; 2008.

    Freire ILS. Fatores associados à efetividade da doação de órgãos e tecidos para transplantes [tese]. Natal (RN): Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2013.

    Material eletrônico

     7. Artigo em formato eletrônico

     Amaral AS, Tavares DMS. Cuidados com os pés: conhecimento entre pessoas com diabetes mellitus. [Internet]. RevEletr Enf. 2009 [citado 2013 nov 28];11(4):801- 10. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n4/pdf/v11n4a05.pdf.

    8. Web site ou Homepage

    Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2002. Rio de Janeiro; 2002. [Acesso em: 12 jun 2006]. Disponível em:http://www.ibge.gov.br

     A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

    Não utilizar referências de site não científico.

    Evitar referenciar livros, capítulos de livros, teses e dissertações. No caso de teses e dissertações utilizar artigos científicos oriundos das mesmas.

    Optar por artigos publicados dos últimos cinco anos, em periódicos científicos nacionais e internacionais.

     

Diretrizes para Autores

Os artigos para publicação devem ser enviados exclusivamente à Revista de Enfermagem CESUCA, sendo permitida sua reprodução em outras publicações mediante autorização do Conselho Editorial, devendo, neste caso, constar a citação da publicação original.

Os manuscritos poderão ser encaminhados em português, espanhol ou inglês.

Na Revista podem ser publicados artigos escritos por outros especialistas, desde que o tema seja de interesse para a área de Enfermagem.

A submissão dos artigos é online no site:

http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/revistaenfermagem

O nome completo de cada autor, instituição de origem, país, e-mail e resumo da biografia (afiliação completa e credenciais) devem ser informados apenas nos metadados.

Os agradecimentos por ajuda financeira, assistência técnica e outros auxílios para a execução do trabalho não deverão ser mencionados no momento da submissão. Quando do aceite do trabalho, os autores serão orientados sobre a forma de proceder para realizar a sua inserção.

Opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a posição da Comissão de Editoração. A Revista não assume a responsabilidade por equívocos gramaticais, e se dá, portanto, ao direito de decidir quanto a alterações e correções.

 Os autores dos trabalhos encaminhados para avaliação deverão enviar uma Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais, elaborada conforme modelo da Revista, assinada por todos os autores, e encaminhá-la como documento suplementar juntamente com o artigo.