ANÁLISE DE MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO PARA IMPLANTAÇÃO EM EMPRESAS FAMILIARES

  • Adriana Carvalho Pinto VIEIRA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC, SC, BR
  • Grégory MACCARINI UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC, SC, BR
  • Patricia de Sá FREIRE Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - campus Araranguá
  • Julio Cesar ZILLI UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC, SC, BR
  • Izabel Regina de SOUZA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC, SC, BR

Resumo

A empresa com gestão de tipo familiar enfrenta problemas por não conseguir separar a dinâmica familiar e a dinâmica de tomada de decisão. Existem com isso, diferentes métodos que auxiliam na tomada de decisão. O objetivo deste estudo é analisar os modelos de tomada de decisão que possam ser implementados em empresas familiares para que se evite a interferência e os conflitos de interesses da família e da empresa. Para tal foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de fim exploratório descritivo e de meio bibliográfico. Pode-se concluir que os modelos de tomada de decisão podem ser utilizados em empresas familiares, porém em situações diferentes, não havendo assim um único modelo ideal e sim, modelos ideais para possíveis ocasiões

Biografia do Autor

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 Adriana Carvalho Pinto VieiraProf. Doutora PPGDS/UNESCPIDI/UNESC/CNPQ  Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação.Pesquisadora INCT/PPED/UFRJplataforma lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556821H3 
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Graduado em Administração
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Professora Doutora da Universidade Federal de Santa Catarina; Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/ UFSC (2013). Mestre em EGC/UFSC (2010).É membro do IGMEP-Instituto de Gestão de Mudanças Estratégicas e Pessoas e Líder do Grupo Governança da Informação e Conhecimento. 
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Professor do Curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior UNESC. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense, MBA em Gestão Empresarial (2003), Especialização para o Magistério Superior (2007) pela UNESC e Graduado em Ciências Contábeis (1997) pela UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí.
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Professora e Coordenadora do Curso de Administração e Comex na UNESC. Mestrado em Administração (2012), pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI, MDA em Gestão Empresarial (2007) e Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC.

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Publicado
2015-11-10
Como Citar
VIEIRA, Adriana Carvalho Pinto et al. ANÁLISE DE MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO PARA IMPLANTAÇÃO EM EMPRESAS FAMILIARES. GESTÃO CONTEMPORÂNEA: REVISTA DE NEGÓCIOS DO CESUCA - ISSN 2446-5771, [S.l.], v. 2, n. 3, nov. 2015. ISSN 2446-5771. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/revistaadministracao/article/view/838>. Acesso em: 14 dez. 2017.