1. A influência da publicidade infantil na decisão de compra das famílias para produtos infantis

  • Fátima Oliveira dos SANTOS Cesuca- Faculdade Inedi
  • Kellen Patricia Martins da SILVA Cesuca- Faculdade Inedi
  • Juliana SABOIA Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a influência da publicidade infantil na decisão de compra das famílias para produtos infantis. O objetivo geral foi analisar o processo de decisão de compra de produtos infantis pelos pais, e seus objetivos específicos: descrever o processo de decisão de compra dos pais para produtos infantis e identificar os motivos que levam a escolha dos produtos. A pesquisa foi realizada com 14 pais de crianças com idade entre 5 e 12 anos, e utilizou a abordagem qualitativa como forma de melhor analisar e aprofundar o conhecimento. O método utilizado para a coleta de dados foi o de entrevistas individuais. Os resultados analisados em decorrência da coleta de dados revelaram que as crianças são persuadias pelo excesso de publicidade divulgada nos meios de comunicação que elas têm acesso. Essa influência midiática estimula desejos e preferências nas crianças, e estas por sua vez os transmitem para seus pais. Apesar de desejarem fazer as suas compras adequando momento e condição financeira, os pais em geral acabam dando prioridade para a preferência dos filhos, mesmo que ela não esteja alinhada à sua ideia inicial. Ou seja, apesar de levarem outros aspectos em consideração, o fator determinante da decisão de compra e escolha dos produtos é a preferência do filho, e esta é estimulada e influenciada pela publicidade infantil divulgada nas mídias mais assistidas pelas crianças. 

Publicado
2019-12-12
Como Citar
SANTOS, Fátima Oliveira dos; SILVA, Kellen Patricia Martins da; SABOIA, Juliana. 1. A influência da publicidade infantil na decisão de compra das famílias para produtos infantis. GESTÃO CONTEMPORÂNEA: REVISTA DE NEGÓCIOS DO CESUCA - ISSN 2446-5771, [S.l.], v. 3, n. 4, p. 1-15, dez. 2019. ISSN 2446-5771. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/revistaadministracao/article/view/1686>. Acesso em: 27 maio 2020.