5. Carreira acadêmica na área de negócios

um olhar sobre a escolha profissional do docente

  • Lisiane Macedo de ALMEIDA Cesuca- Faculdade Inedi
  • Paola Dalla Rosa de AVILLA Cesuca- Faculdade Inedi
  • Juliana SABOIA Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

Esse artigo possui o objetivo geral de analisar a escolha dos professores da área de negócios pela carreira docente e como objetivo específico descrever as motivações, os desafios enfrentados para o planejamento da carreira e as dificuldades para a inserção no meio docente, incluindo a mudança de profissão ao longo da vida acadêmica, descrevendo a percepção do aluno em seguir a carreira docente. Os acadêmicos optam pelo mestrado, pois identificam que possuem tal perfil e através do incentivo dos mestres que tiveram ao longo da graduação. Explorando as dificuldades de inserção na área do mestrado, o reconhecimento e a capacidade da didática desenvolvida, mesmo sem ter o curso específico de pedagogia, após a conclusão da graduação na área de negócios escolhida, mostrando o processo da transição entre o aprender e ensinar, unindo a efetiva ação de sua vida profissional ao conhecimento, planejando a carreira com as diversas funções de mestre, definindo habilidades específicas para exercer a profissão de educador que possui o equilíbrio, transmitindo teoria e prática dentro da sala de aula. A pesquisa utilizada no primeiro momento foi qualitativa descritiva, através de entrevistas realizadas com 10 professores que ministram aula nesta instituição, estes iniciaram sua carreira docente após concluir a graduação num curso da área de negócios, pois tinham outros objetivos no início; os docentes foram questionados sobre sua carreira profissional, vida acadêmica e a trajetória até o mestrado, na sequência identificou-se a necessidade de uma pesquisa com alunos da área de negócios para verificar o interesse na docência, sendo realizada uma pesquisa quantitativa com 100 graduandos para analisar o desejo na área docente, as influências que dispõem na instituição de ensino e as características que consideram relevantes em seus mestres; ambas as pesquisas foram realizadas com professores e graduandos da Faculdade Cesuca. Através das pesquisas pode-se destacar a necessidade de explorar o assunto de desenvolvimento da carreira docente durante a graduação, pois muitos alunos possuem interesse, mas têm poucas informações, além de apresentar a docência como uma profissão gratificante para os mestres, que transmitem conhecimento de forma direta ou indireta para todos os tipos de alunos e conseguem superar as dificuldades e desafios, pois são motivados diariamente pelo reconhecimento dos egressos.

Publicado
2019-12-12
Como Citar
ALMEIDA, Lisiane Macedo de; AVILLA, Paola Dalla Rosa de; SABOIA, Juliana. 5. Carreira acadêmica na área de negócios. GESTÃO CONTEMPORÂNEA: REVISTA DE NEGÓCIOS DO CESUCA - ISSN 2446-5771, [S.l.], v. 3, n. 4, p. 90-109, dez. 2019. ISSN 2446-5771. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/revistaadministracao/article/view/1596>. Acesso em: 31 out. 2020.