Contando Recontando... Subjetivando: A importância terapêutica da psicanálise no grupo de contos

  • Luan Paris FEIJÓ CESUCA - Faculdade Inedi
  • Franciny Lis Kohlrausch PORT Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia - IEPP
  • Raquel Schwartz HENKIN Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia - IEPP
  • Evanisa Helena Maio BRUM CESUCA - Faculdade Inedi

Resumo

Os contos de fadas sempre ocuparam uma função de extrema importância nas civilizações ao longo dos séculos. O uso terapêutico dos contos tanto em grupos é relativamente recente, tendo sido estudado e trabalhado durante o último século. Com o objetivo de contribuir para o conhecimento desta abordagem, este artigo pretende revisar a literatura referente à temática, buscando suas origens históricas e considerando os contos como instrumentos terapêuticos em Grupos de Contos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmico de Psicologia do CESUCA – Faculdade Inedi. Estagiário Profissional em Psicologia Clínica do Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia – IEPP. Bolsista de Iniciação Científica do CESUCA – Faculdade Inedi

##submission.authorWithAffiliation##
Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em psicologia clínica pelo IFP. Especializanda em psicoterapia de orientação psicanalítica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia – IEPP.
##submission.authorWithAffiliation##

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especializanda em psicoterapia de orientação psicanalítica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia – IEPP.

##submission.authorWithAffiliation##
Doutora em Psicologia pela UFRGS, Docente e Coordenadora do Curso de Psicologia do Cesuca – Faculdade Inedi.
Publicado
2014-11-06
Como Citar
FEIJÓ, Luan Paris et al. Contando Recontando... Subjetivando: A importância terapêutica da psicanálise no grupo de contos. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 8, p. 305-310, nov. 2014. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/736>. Acesso em: 27 nov. 2021.

Palavras-chave

Contos de fadas; Terapêutico; Grupo de Contos