O SURGIMENTO DA TERAPIA FAMILIAR
Resumo
As relações familiares são consideradas como um fator determinante para a saúde mental. Desta forma parece importante a compreensão de uma abordagem que surgiu em meados dos anos 50 tendo como foco de análise as interações familiares. Pretende-se, neste artigo, apresentar o surgimento desta corrente teórica a fim de compreender a sua relevância e aplicação na psicologia a partir da exposição de sua história no mundo e no Brasil. Através de uma pequena revisão da literatura, buscamos as principais informações históricas sobre a Terapia Familiar, desde seu surgimento até os dias atuais. Por fim, constata-se a importância de dar continuidade aos estudos nesta área, a fim de acompanhar as mudanças familiares, bem como as demandas que surgem delas.
Publicado
2013-11-10
Como Citar
ASSIS, Felipe Pereira de; HARTMANN, Fernanda Vaz.
O SURGIMENTO DA TERAPIA FAMILIAR.
MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 7, nov. 2013.
ISSN 2317-5915.
Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/480>. Acesso em: 22 abr. 2018.
Seção
ARTIGO PSICOLOGIA
Palavras-chave
Terapia familiar; história; abordagem sistêmica
Declaração de Direito Autoral
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).