Letramento na educação infantil, nos anos iniciais e na EJA

  • Gabriela Marcolino STANGHERLIN Centro Universitário Cesuca
  • Larissa Negreiros de ÁVILA Centro Universitário Cesuca
  • Gabrielle Bonotto SILVA Centro Universitário Cesuca

Resumo

Buscando compreender a funcionalidade do trabalho realizado no ambiente escolar a partir do ensino por projetos de trabalho envolvendo alfabetização nos diversos níveis de ensino nos quais abrangem a Educação Infantil os Anos Iniciais e o Ensino de Jovens e Adultos, foi realizada uma pesquisa qualitativa com professores das três áreas citadas acima sendo todos de escolas distintas, no qual compuseram a coleta de dados. Esta pesquisa foi realizada na disciplina de Prática Interdisciplinar: Educação Infantil, Anos Iniciais e o EJA, no curso de Pedagogia do Centro Universitário Cesuca. Os principais autores estudados para a fomentação do trabalho foram EDWARDS, C. (1999), GANDINI, L. (1999), FORMAN, G. (1999), VICKERY, (2016), PAULO FREIRE (1969), entre outros citados e referenciados ao longo do trabalho e que compõem todo o referencial teórico.   Desta forma  através do problema de pesquisa “Qual a importância da elaboração dos projetos que envolvem o letramento na Educação Infantil, nos Anos?Iniciais?e na EJA?”, realizamos uma análise de dados se que pode constatar que as três professoras entrevistadas, realizam trabalhos a partir de projetos de trabalho, envolvendo e possuindo todo um cuidado direcionado a alfabetização. Ainda na análise de dados, foi possível perceber as abordagens realizadas por cada professora nos diferentes níveis de ensino respeitando as limitações e peculiaridades dos alunos, sempre visando um ensino de qualidade e que seja efetivo. Por conta da Pandemia mundial ocasionada pelo COVID-19 ocasionando o fechamento de todas as escolas e impossibilitando as visitas nas escolas, toda a análise de dados foi realizada por meio de vídeos enviados pelas três professoras entrevistadas. 

Publicado
2021-01-12
Como Citar
STANGHERLIN, Gabriela Marcolino; ÁVILA, Larissa Negreiros de; SILVA, Gabrielle Bonotto. Letramento na educação infantil, nos anos iniciais e na EJA. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 513-521, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1899>. Acesso em: 24 sep. 2021.