A importância do letramento na perspectiva da docência

  • Andriely Rosa de SOUZA Centro Universitário Cesuca
  • Gabriele Bonotto SILVA Centro Universitário Cesuca

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a Educação Básica, especificamente sobre o processo de letramento e sua relação com a prática docente, analisando suas dificuldades e potencialidades e buscando a excelência na prática docente. O referencial teórico tem como base, pensadores que propõem a educação a partir da realidade e interesse dos alunos, assim como a continuidade da Educação Infantil para Anos iniciais. O artigo em questão apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada na disciplina de Prática Interdisciplinar: Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos, do curso de Pedagogia da Universidade Cesuca – INEDI, no primeiro semestre de 2020. Devido à pandemia ocasionada pela COVID-19, não foi possível realizar as 12 horas de observação presencial nas escolas. No entanto, a entrevista foi realizada a partir da gravação dos relatos de três professoras de modalidades diferentes, que se disponibilizaram para falar sobre suas práticas tanto nas aulas presencial, quanto no ensino remoto. Vale ressaltar que o nome das professoras e escolas, sofreram alterações para que não fossem identificadas. Com base no relato das professoras, enviado através de vídeo, e nas leituras realizadas durante o semestre, surgiu o problema de pesquisa: “Qual a importância de trabalhar com o letramento na perspectiva da docência?”. Para analisar os dados coletados, foi realizada a interligação das falas das professoras, juntamente com os autores que compõem o referencial teórico deste artigo. Percebe-se que esta temática é de suma importância para os docentes, independentemente da faixa etária em que o aluno se encontra, visto que o objetivo maior da educação é transformar a realidade. 

Publicado
2021-01-12
Como Citar
SOUZA, Andriely Rosa de; SILVA, Gabriele Bonotto. A importância do letramento na perspectiva da docência. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 482-492, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1896>. Acesso em: 24 sep. 2021.