Monitoria de musculoesquelética

uma vivência essencial para a vida acadêmica

  • Nathália Dimer MARTINS Centro Universitário Cesuca
  • Emanuelle Francine Detogni SCHMIT Centro Universitário Cesuca

Resumo

A monitoria está presente desde a Idade Média, no qual pedagogos já auxiliavam os mestres em certas funções. Ela apoia-se na ideia do ensino ser entre os alunos, deles se ajudando, dessa forma ocorrendo certo incentivo entre eles, além do monitor pôr em prática o que já estudou, mantendo-o em constante aprendizado. Essa oportunidade faz-se importante para a instituição e para os alunos, visto que há a troca de informações, e ainda, melhores resultados nas avalições. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi relatar a experiência tida com a monitoria, visando mostrar suas principais atividades, bem como sua importância para a vida acadêmica. A monitoria foi realizada de forma remota na disciplina de Anatomia Musculoesquelética, na qual se tem como foco de estudo o sistema ósseo e o muscular. Entretanto, apesar de ter se dado de forma digital, foi possível acompanhá-la de modo que foi realizada a solução de dúvidas de alunos fora dos horários de aula, a criação de questões sobre ossos e músculos, a elaboração de uma atividade no aplicativo virtual “Kahoot” para a revisão pré-prova com os mesmos conteúdos citados anteriormente, e ainda, a gravação de vídeos com as peças anatômicas de músculos, para análise e estudo dos alunos, em que era citado o músculo, a sua origem e a sua inserção. A partir dessa oportunidade acadêmica na disciplina de anatomia musculoesquelética foi possível realizar a revisão de conteúdos já estudados previamente, ampliando os conhecimentos na área, como também o maior convívio com a vida acadêmica e docência. A monitoria faz com que o monitor adquira experiência, responsabilidade, colaboração com os outros alunos, uma melhor comunicação, e ainda, realize a troca de conteúdos. Ademais, ela estimula o acadêmico a pesquisar sobre os assuntos abordados em aula, desse modo agregando com o que já foi aprendido e mantendo-se sempre em constante aprendizado. 

Publicado
2021-01-12
Como Citar
MARTINS, Nathália Dimer; SCHMIT, Emanuelle Francine Detogni. Monitoria de musculoesquelética. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 249, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1891>. Acesso em: 24 sep. 2021.