Mapeamento teórico

conhecer o saber, a história da matemática como ferramenta didática

  • Sérgio Luís GOYER Centro Universitário Cesuca
  • Daiane Renata MACHADO Centro Universitário Cesuca

Resumo

Este artigo foi realizado na disciplina de História da Matemática, do curso de Matemática, Licenciatura do Centro Universitário – Cesuca. Apresenta um mapeamento teórico de teses e dissertações com enfoque na História da Matemática como ferramenta didática, e pretende verificar aspectos inerentes aos objetivos pautados, à metodologia usada, às referências bases e às contribuições relevantes ao tema.  As consultas aos artigos apresentados neste mapeamento foram feitas no Google Acadêmico que traz em seus arquivos somente literaturas acadêmicas. Quando realizada a busca com as palavras “A História da Matemática”, foram visualizados 10.000 resultados, contemplando artigos, dissertações, teses, trabalhos e livros. Para refinar e concentrar a busca, foi colocado o termo: “aprendizagem”, o que levou a redução do número de resultados para 7.000. Considerando este número bastante elevado, foi especificado ainda mais o tema, pesquisando juntamente o termo “formação de professores”, quando se reduziu o número de publicações para 2.000, número bastante elevado, portanto, entendeu-se necessário um apuro ainda maior, quando então foram adicionados os termos “ferramenta didática”, obtendo-se assim um universo de 178 trabalhos na busca. Havia uma preocupação com uma maior especificidade, pois poderia acarretar uma fuga da abrangência pretendida. Após uma primeira seleção, baseada na presença de todos os termos pretendidos, no resumo, resultou a escolha de quinze obras para serem lidas, optou-se por realizar o presente trabalho com cinco, visto conterem os termos pesquisados, e apresentarem aprofundamento nas questões propostas da História da Matemática, na didática e formação de professores. Buscou-se identificar as convergências e divergências entre os artigos destacados: tendo como principais fontes de coletas, a pesquisa bibliográfica, artigos e dissertações; os sujeitos são de nível Mestrado, com exceção de um dos autores que realizou o trabalho visando à conclusão no curso de especialização em Matemática, sendo, portanto bacharel em Matemática. As convicções centrais sustentam-se nos princípios de D’Ambrósio, Baroni, Mendes e Nobre, e os aportes científicos convergem para o entendimento, de que a História da Matemática aproximando-se da educação Matemática, permite uma melhor compreensão dos fenômenos conectados aos processos de ensino/aprendizado, sendo instrumento  favorável à relação das questões epistemológicas do objeto matemático, com a natureza do conhecimento matemático. O que se nota, entretanto, é que também há a preocupação com a dificuldade de alinhamento das duas questões, visto a História da Matemática ser dinâmica e estar constantemente em processo de atualização, enquanto os processos didáticos carecem de maior flexibilidade e inovações, o que acarreta uma formação diferenciada aos professores.

Publicado
2021-01-13
Como Citar
GOYER, Sérgio Luís; MACHADO, Daiane Renata. Mapeamento teórico. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 327-335, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1884>. Acesso em: 24 sep. 2021.