Possíveis contribuições das tecnologias digitais para o desenvolvimento dos currículos em rede na disciplina de matemática no ensino fundamental

  • Adriano Barcellos EUZÉBIO Centro Universitário Cesuca
  • Daiane Renata MACHADO Centro Universitário Cesuca

Resumo

 O presente trabalho de pesquisa em desenvolvimento, está sendo realizado na disciplina de Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática no Ensino Fundamental II, do curso de Matemática, Licenciatura. Devido à pandemia de COVID-19 as Instituições de Ensino estão com as aulas presenciais suspensas e dessa forma os processos de ensino e aprendizagem estão sendo efetuados de forma remota. O presente estágio está sendo realizado em uma Escola Municipal do litoral norte do estado do Rio Grande do Sul – RS, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. O primeiro contato com a escola deu-se por meio de e-mail e ligação, após foi realizada uma entrevista de forma presencial, seguindo os protocolos de segurança, com a supervisora da escola. Posteriormente ao aceite da escola foram encaminhados os documentos: carta de apresentação e aceite da escola. Com os documentos devidamente autorizados o estágio iniciou-se com um primeiro contato com a professora titular da turma, por whatsapp, em que foram abordados os conteúdos a serem ministrados, bem como a forma como a escola está encaminhando os materiais aos alunos. Os responsáveis pelos alunos estão indo até a escola buscar folhas impressas com os conteúdos de cada disciplina e depois retornam para entregarem as atividades. Assim, foram elaborados os primeiros planos de aula referente ao conteúdo de monômios e termos semelhantes, destacando a atividade diferenciada do estágio que envolve pesquisas em rede com o assunto integrado ao conteúdo, destacando as operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão de monômios. Nessa perspectiva, almeja-se aprofundar nos próximos planos de aula, a relação da matemática e o tema de polinômios, o uso em seu cotidiano, assim como, responder ao problema de pesquisa: Como as tecnologias digitais podem contribuir para o desenvolvimento dos currículos em rede na disciplina de Matemática?. Nessa perspectiva será realizado um estudo de caso, com abordagem qualitativa, utilizando tecnologias digitais para desenvolver a pesquisa, o aprender a aprender com estudantes de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, integrando o estudante a buscar informações e transformá-las em conhecimentos, por meio da pesquisa, na perspectiva do Educar pela Pesquisa de Pedro Demo (2015) e Currículos de Matemática em Rede de Maria Carolina Pires Célia (2011).

Publicado
2021-01-12
Como Citar
EUZÉBIO, Adriano Barcellos; MACHADO, Daiane Renata. Possíveis contribuições das tecnologias digitais para o desenvolvimento dos currículos em rede na disciplina de matemática no ensino fundamental. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 336, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1883>. Acesso em: 05 mar. 2021.