O poder de superação diante de uma pandemia

o diferencial de um professor de matemática em ser criativo

  • Josué E.S. GARCIA Centro Universitário Cesuca
  • Daiane Renata MACHADO Centro Universitário Cesuca

Resumo

Esse artigo aborda uma proposta de aplicação elaborada na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nos anos Finais do Ensino Fundamental I, no semestre de 2020/1, no curso de Matemática, Licenciatura. Buscou-se organizar uma proposta de ensino composta pelos conteúdos matemáticos curriculares obrigatórios previstos para o 6º ano do Ensino Fundamental e o tema transversal saúde. Colocando em xeque todo o poder e desenvoltura de um professor de Matemática, exigindo um algo a mais do que o rotineiro, mostrando a necessidade de superar as mais variadas dificuldades, não somente na área da disciplina de Matemática, mas também no contexto geral, englobando toda a educação.  Com o intuito de mostrar o poder de superação e criatividade diante de uma situação pandêmica, respondendo ao seguinte problema de pesquisa: “quais os limites do professor de Matemática em relação a educação diante da possibilidade de isolamento social?” bem como a conscientização da comunidade escolar por intermédio dos alunos dessa turma quanto a importância da prevenção por meio de novos hábitos, tanto de higiene quando de convívio social. Foi elaborado um plano de aula diferenciado, pensado na sua aplicação em dois ambientes distintos dentro das dependências da escola. No primeiro ambiente ficaria o professor com um notebook e no segundo ambiente os alunos com um outro computador, ambos os ambientes seriam conectados à internet e a aula desse dia se daria desse modo, com a intenção de simular uma possível situação de isolamento social, onde uma das alternativas de aplicação das aulas poderia ser por intermédio das tecnologias digitais. Destacando a capacidade que o professor tem de ser criativo em elaborar meios de superação e enfrentamento, se adaptando à realidade e fazendo dela uma nova ferramenta a favor do ensino, possibilitando assim dar continuidade a formação de novos cidadãos pensadores, capazes de encontrar meios alternativos favoráveis para a plena continuação da espécie humana.

Publicado
2021-01-12
Como Citar
GARCIA, Josué E.S.; MACHADO, Daiane Renata. O poder de superação diante de uma pandemia. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 318-326, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1882>. Acesso em: 01 mar. 2021.