O desafio da docência em matemática no ensino fundamental
mapeando a interdisciplinaridade e atualidades
Resumo
O presente artigo foi elaborado na disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Matemática do Ensino Fundamental II, do curso de Matemática Licenciatura no semestre 2020/1. Inicialmente foram feitas pesquisas para levantar dados com a finalidade de produzir esse artigo, as fontes utilizadas foram Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Para essa busca utilizaram-se inicialmente as palavras chave docência matemática, interdisciplinaridade, Ensino Fundamental, aparecendo 16.000 entre artigos, teses e dissertações. Assim, foi ordenada uma seleção por atualidade dos últimos dez anos dos assuntos que chegassem mais próximos do tema gerador Docência matemática no Ensino Fundamental e interdisciplinaridade. Tem-se como finalidade abordar os desafios da interdisciplinaridade na docência matemática no Ensino Fundamental, observando as atualidades expandindo ideias centrais como o pensamento interdisciplinar, ampliar e inovar a prática docente através desta integração de conhecimentos faz-se necessário no decorrer das atividades como docente em sala de aula. Foram feitas leituras considerando os seguintes aspectos, objetivo geral, identificar em contexto escolar se há diálogo entre o ensino interdisciplinar e as disciplinas do 9º ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino e como objetivos específicos: verificar se há presença da ação interdisciplinar na relação entre planejamento e temas atuais. Foi possível constatar que a interdisciplinaridade busca garantir a construção de um conhecimento globalizado que rompe os limites das disciplinas, que até então eram ditas incomunicáveis, permitindo assim, o fim da fragmentação do conhecimento, e proporcionando ao aluno uma aprendizagem mais significativa.
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