Matemática

estágio remoto no Ensino Fundamental

  • Adriano Barcellos EUZÉBIO Centro Universitário Cesuca
  • Daiane Renata MACHADO Centro Universitário Cesuca

Resumo

 O presente trabalho de pesquisa em andamento, está sendo realizado na disciplina de Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática no Ensino Fundamental I, do curso de Matemática, Licenciatura. Devido à pandemia de COVID-19 as Instituições de Ensino estão com as aulas presenciais suspensas e dessa forma os processos de ensino e aprendizagem estão sendo efetuados de forma remota. O presente estágio está sendo realizado em uma Escola Municipal do litoral norte do estado do Rio Grande do Sul – RS, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. O primeiro contato com a escola deu-se por meio de e-mail e ligação, após foi realizada uma entrevista de forma presencial, seguindo os protocolos de segurança, com a supervisora da escola. Posteriormente ao aceite da escola foram encaminhados os documentos: carta de apresentação e aceite da escola. Com os documentos devidamente autorizados o estágio iniciou-se com um primeiro contato com a professora titular da turma, por whatsapp, em que foram abordados os conteúdos a serem ministrados, bem como a forma como a escola está encaminhando os materiais aos alunos. Os responsáveis pelos alunos estão indo até a escola buscar folhas impressas com os conteúdos de cada disciplina e depois retornam para entregarem as atividades. Assim, foram elaborados os primeiros planos de aula referente ao conteúdo de frações, destacando a atividade diferenciada do estágio que envolve o tema transversal saúde. Elaboraram-se pequenas atividades de pesquisa, relacionando a importância do sono e o consumo de água com o conteúdo de frações, destacando as operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão de frações. Nessa perspectiva, será realizado um estudo de caso, com abordagem qualitativa, aprofundando nos próximos planos de aula, a relação da matemática e o tema transversal saúde com o cotidiano dos alunos, assim como, responder ao problema de pesquisa: Como o Tema Transversal Saúde pode ser relacionado ao conteúdo de frações no Ensino Fundamental?,  bem como, aos objetivos elaborados que são: analisar as contribuições de atividades de pesquisa para o ensino de frações e verificar as contribuições do desenvolvimento de atividades matemáticas com o tema transversal saúde em alunos do 7º ano do Ensino Fundamental.

Publicado
2021-01-12
Como Citar
EUZÉBIO, Adriano Barcellos; MACHADO, Daiane Renata. Matemática. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 337, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1880>. Acesso em: 24 sep. 2021.