Mapeamento teórico

história da matemática e a educação com um olhar para a formação docente

  • Adriano de SOUZA Centro Universitário Cesuca
  • Daiane Renata MACHADO Centro Universitário Cesuca

Resumo

O presente mapeamento teórico foi elaborado na disciplina de História da Matemática, do curso de Matemática, Licenciatura no semestre de 2020/1. O mapeamento teórico tem como finalidade mapear a História da Matemática e suas contribuições para a educação, democratizar o conhecimento e fornecer elementos necessários para a construção de novas práticas pedagógicas em que a educação não dissocie a escola da vida em sociedade, levando em consideração a História da Matemática e suas contribuições para formação de docentes. Inicialmente foi feita uma pesquisa para levantar dados com a finalidade de produzir esse mapeamento, as fontes utilizadas foram Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Para essa busca foram utilizadas inicialmente as palavras-chave História da Matemática e educação, aparecendo aproximadamente 3.630.000 entre artigos, teses e dissertações. Como o número de produção foi extenso, optou-se por acrescentar mais duas palavras-chave: modelagem Matemática e ensino de Matemática. Assim, foi ordenada uma seleção por atualidade dos últimos dez anos dos assuntos que chegassem mais próximo do tema gerador História da Matemática e suas contribuições para a educação. Escolheram-se dez trabalhos para leitura de seus respectivos resumos, e assim, foram selecionados cinco artigos científicos, elaborados entre 2011 e 2012, que possibilitaram a elaboração do mapa com o objetivo de salientar as convergências e divergências entre essas produções. Elaborou-se uma síntese de cada artigo selecionado, considerando os seguintes aspectos: objetivos; procedimentos metodológicos; autores utilizados; sujeitos e instrumentos de pesquisa; principais conclusões; contribuições. Foi possível constatar que o emprego da História da Matemática na prática docente como estratégia de abordagem e motivação para o ensino dos conteúdos matemáticos possibilita aos alunos a motivação e justificativa para construir o saber matemático.

Publicado
2021-01-12
Como Citar
SOUZA, Adriano de; MACHADO, Daiane Renata. Mapeamento teórico. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 301-309, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1879>. Acesso em: 06 mar. 2021.