Mapeamento teórico

uma aliança entre a história da matemática e as tecnologias para o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos

  • Bianca Balbinot WEILER Centro Universitário Cesuca
  • Daiane Renata MACHADO Centro Universitário Cesuca

Resumo

O presente trabalho foi elaborado na disciplina de História da Matemática, do curso de Matemática, Licenciatura do Centro Universitário – Cesuca. A problemática que impulsionou a elaboração deste mapeamento teórico foi: O que se tem produzido acerca do tema História da Matemática e tecnologia como prática pedagógica para potencializar o ensino e a aprendizagem de estudantes? Objetiva apresentar um mapeamento teórico de produções cientificas-acadêmicas com enfoque na aliança da história da matemática e tecnologia, como grande aliada no ensino e na aprendizagem, com a finalidade de analisar e identificar convergências e divergências das obras escolhidas. Para realizar o mapeamento selecionaram-se produções por meio do Google Acadêmico, com apenas a exigência de que contemplassem duas palavras-chave: “história da matemática e tecnologia; ” em nível de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado, produzidas entre 2016 a 2020. Como o resultado estava com um número muito extenso de produções, utilizou-se da ferramenta “pesquisa avançada” que o próprio site fornece, adicionando então na opção de palavra exata novamente o termo “história da matemática”, resultando em 1720 estudos. Dentre esses, 10 artigos foram selecionados. Após a leitura dos resumos dos 10 artigos, foram escolhidos 6 artigos que convergiram com a proposta inicial. Foi realizada a leitura minuciosa dos mesmos e elaboradas as sínteses que foram essenciais para o cumprimento do objetivo, além disso, procuraram-se argumentos favoráveis ou não ao uso dessa prática pedagógica. A investigação aponta resultados positivos desta aliança na construção de conceitos, possibilitando melhor aprendizado e aumento do interesse dos estudantes acerca dos conteúdos abordados, por meio da aliança entre a história da matemática e as tecnologias.


 


 

Publicado
2021-01-12
Como Citar
WEILER, Bianca Balbinot; MACHADO, Daiane Renata. Mapeamento teórico. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 291-300, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1878>. Acesso em: 01 mar. 2021.