As possíveis contribuições dos jogos educativos na disciplina de matemática

  • Adriano de SOUZA Centro Universitário Cesuca
  • Daiane Renata MACHADO Centro Universitário Cesuca

Resumo

O presente artigo foi elaborado na disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Matemática do Ensino Médio I, do curso de Matemática Licenciatura no semestre 2020/1. Inicialmente foram feitas pesquisas para levantar dados com a finalidade de produzir esse artigo, as fontes utilizadas foram Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Para essa busca utilizaram se inicialmente as palavras-chave docência Matemática, jogos educativos e Ensino Médio aparecendo 26.000 resultados entre artigos, teses e dissertações. Assim foi ordenada uma seleção por atualidade dos últimos dez anos, dos assuntos que chegassem mais próximos do tema gerador a importância dos jogos educativos na docência Matemática no Ensino Médio. Foram feitas leituras considerando os seguintes aspectos, os jogos educativos apresentam elementos essenciais para chamar o interesse dos alunos, facilitam a construção do saber, fatores indispensáveis nas aulas de Matemática e identificar quais procedimentos metodológicos. Foi possível constatar que os jogos surgem como instrumentos motivadores, modificam o comportamento e interesse dos alunos, enriquecem o ambiente escolar e dinamizam as aulas. Além disso, a prática docente que utiliza os jogos como uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem, além de permitir a integração de diferentes áreas do conhecimento, nas quais conteúdos se encontram transversalmente nos domínios da Educação Ambiental, Biologia, Física, Química, Matemática, Informática, entre outros, oferece algumas vantagens como ludicidade, cooperação, participação, prazer e motivação. Acredita-se que esse trabalho possa contribuir e promover reflexões no sentido de levar o professor, que exerce um papel fundamental na transmissão e orientação do saber, a (re)pensar suas práticas pedagógicas.

Publicado
2021-01-12
Como Citar
SOUZA, Adriano de; MACHADO, Daiane Renata. As possíveis contribuições dos jogos educativos na disciplina de matemática. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 273-280, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1876>. Acesso em: 01 mar. 2021.