A matemática transpondo barreiras

a educação por meio das tecnologias digitais

  • Josué E.S. GARCIA Centro Universitário Cesuca
  • Daiane Renata MACHADO Centro Universitário Cesuca

Resumo

Esse artigo aborda uma proposta de aplicação elaborada na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nos anos Finais do Ensino Fundamental II, no semestre de 2020/1, no curso de Matemática, Licenciatura. Apresenta fatos históricos da Matemática baseado no Movimento Matemática Moderna que surgiu na década de 1960, mostrando diversos fatos que aconteceram ao redor do planeta, como no Japão, Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, entre outros, e principalmente no Brasil, destacando marcos importantes como a criação da LDBN (Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A necessidade de reestruturação nos currículos de matemática e a metodologia da linearidade andando lado a lado. A importância da elaboração de um bom planejamento de aula, respeitando as prioridades de conteúdo. Destaque para o psicólogo Howard Gardner, da Universidade de Harvard, que cita em sua tese as “múltiplas inteligências” que há em cada um de nós.  O poder de superação do professor de Matemática colocando em prática toda sua criatividade em meio a uma pandemia, propondo atividades por meio das tecnologias digitais, seja por meios mais sofisticados como plataformas digitais privadas ou seja por meio de sistema de mensagem de texto disponíveis nos telefones celulares, alcançando comunidades com menor poder aquisitivo, impedindo a completa parada do ensino. Nessa perspectiva, a pesquisa tem caráter bibliográfico e busca responder ao problema de pesquisa: “como as tecnologias digitais podem contribuir com o desenvolvimento de uma proposta interdisciplinar de Matemática no Ensino Fundamental?” como fortes aliadas para o ensino e a aprendizagem contribuindo paralelamente para a conscientização da comunidade escolar por intermédio de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Foi possível analisar que a Matemática aplicada de forma interdisciplinar e as tecnologias digitais, em tempos de pandemia, podem contribuir para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem.

Publicado
2021-01-12
Como Citar
GARCIA, Josué E.S.; MACHADO, Daiane Renata. A matemática transpondo barreiras. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 263-272, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1875>. Acesso em: 24 sep. 2021.