A história da matemática

uma preciosidade para o ensino e aprendizagem da disciplina

  • Josué E.S. GARCIA Centro Universitário Cesuca
  • Daiane Renata MACHADO Centro Universitário Cesuca

Resumo

Esse artigo apresenta um mapeamento teórico elaborado na disciplina de História da Matemática do curso de Matemática, Licenciatura, cursada no semestre de 2020/1 no Centro Universitário Cesuca. O tema, como foco central desse artigo, evidencia em forma de linha do tempo, alguns fatos que marcaram a História da Matemática em diversos períodos do nosso passado. Para a elaboração desse artigo, buscou-se outros artigos já publicados, aos quais foram encontrados por meio de uma busca feita no site Google Acadêmico. Os artigos selecionados expõem observações e relatos apresentados, por meio de pesquisa de campo, de alguns autores dos artigos que foram selecionados e que serviram como base para a elaboração da presente pesquisa. Alguns trabalhos foram feitos de forma presencial em escolas, com intuito de observar alguns métodos utilizados atualmente por professores, bem como a observação da criatividade em elaborar planos de aula e principalmente suas abordagens em relação ao conteúdo, sem esquecer de citar a metodologia usada para avaliação e suas perspectivas quanto aos resultados obtidos ao final de cada ciclo. Este artigo também conta com resultados de uma pesquisa realizada em faculdades que mostram se, de fato, a História da Matemática, é ou não, uma disciplina obrigatória para a formação de professores de Matemática. Foi feita uma explanação bastante aprofundada, com a intenção de que os leitores consigam criar uma imagem bastante clara e transparente daquilo que está sendo abordado durante sua leitura. Acredita-se que dessa maneira se possa atingir o objetivo principal, que é trazer à tona marcos e fatos históricos muito importantes da história da Matemática, e possibilitar o uso desses conhecimentos como uma valiosa e poderosa ferramenta para compreender, por exemplo, de onde surgiram tais expressões matemáticas e equações, facilitando e ampliando o uso de métodos e técnicas que surgiram há centenas de anos e que estão na raiz dos antepassados dos profissionais atuantes nessa área rica em conhecimentos, chamada de Matemática.

Publicado
2021-01-12
Como Citar
GARCIA, Josué E.S.; MACHADO, Daiane Renata. A história da matemática. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 253-262, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1874>. Acesso em: 06 mar. 2021.