Relato de experiência

monitoria em anatomia humana geral no centro universitário Cesuca

  • Eduarda de Fátima Campos de OLIVEIRA Centro Universitário Cesuca
  • Márcia Dornelles Machado MARIOT Centro Universitário Cesuca

Resumo

A anatomia é a ciência que estuda a organização estrutural em relação aos sistemas, órgãos, tecidos, aparência e posição que constituem nós seres vivos. Sabendo que a disciplina é de extrema importância para os estudantes da área da saúde, constituindo o “famoso” ciclo básico desses estudantes. Esse resumo busca descrever as contribuições e atividades realizadas durante a monitoria acadêmica da disciplina de Anatomia Humana Geral na formação acadêmica de estudantes de diversos cursos da saúde. Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas pelo monitor na disciplina de Anatomia Humana Geral do Centro Universitário Cesuca. Para ser o monitor da disciplina foi necessário realizar um processo seletivo, o qual, exigia disponibilidade de tempo, para assumir carga horária semanal de 2h para a realização das tarefas acima citadas, ter cursado a disciplina e ter obtido um desempenho satisfatório, e ser um aluno matriculado no Centro Universitário Cesuca. A monitoria da disciplina teve início no meio do ano de 2020, com uma turma de 22 alunos aproximadamente. Dentre as atividades desempenhadas pela monitora estão: o acompanhamento das aulas teóricas (no momento através da plataforma blackboard em decorrência da pandemia e necessidade de implantação do ensino remoto emergencial), a organização dos materiais para a prática anatômica em laboratório e no auxilio ao professor para comunicação com os alunos. Além do apoio e esclarecimentos de dúvidas dos estudantes. O monitor desempenha um importante papel de comunicação entre o docente e discente, que facilita o aprendizado e aproxima o aluno do professor e, até mesmo, da instituição de ensino, tão importantes durante esse período de isolamento social. Os alunos passam a reconhecer a monitora como um apoio para sanar dúvidas sobre a disciplina e tudo que tange a ela, não só em relação ao conteúdo, mas também, para trocar experiência e vivências tanto dos discentes-monitorados quando do discente monitor. Ademais é importante ressaltar que as atividades realizadas durante a monitoria possibilitam que o monitor relembre e amplie seus conhecimentos sobre a disciplina. A monitoria é uma chance ótima de testar os conhecimentos já adquiridos no passado e de ampliar conhecimentos ensinando os demais acadêmicos. Ressalto, também, ser uma das formas de contribuição do docente e da instituição de ensino para ampliar as oportunidades de ensino e aprendizagem disponíveis aos discentes.

Publicado
2021-01-12
Como Citar
OLIVEIRA, Eduarda de Fátima Campos de; MARIOT, Márcia Dornelles Machado. Relato de experiência. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 201, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1865>. Acesso em: 01 mar. 2021.