As percepções e adaptações dos discentes diante de um semestre letivo em meio a uma pandemia
um relato de experiência
Resumo
Diante no cenário atual, a necessidade de adaptações e mudanças no ensino tornaram-se iminentes em decorrência da pandemia do COVID-19. Discentes e docentes tiveram que readequar suas rotinas e hábitos de ensino e de estudo. Nesse contexto, apresentar as percepções e ajustes dos acadêmicos em relação aos estudos no atual período de pandemia. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicos de enfermagem a fim de compartilhar as experiências dos discentes sobre o ensino durante a pandemia. Em decorrência da necessidade de isolamento domiciliar as aulas teóricas passaram a ocorrer de forma remota para garantir a segurança e o aprendizado de todos. Habituados com o ensino presencial, foram vários os obstáculos com os quais nos depararmos após a implementação do Ensino remoto emergencial, tais como: o acesso à internet, a qual, muitas vezes, devido a sobrecarga, apresentava instabilidade no sinal dificultando assim o acesso as aulas. Outro fator importante foi o ambiente domiciliar, que devido ao isolamento social, muitas vezes barulhento, dificultando, assim, a concentração dos alunos. Em contrapartida, não podemos deixar de destacar que também houve fatores positivos, como por exemplo, a rápida adaptação que os discentes e docentes obtiveram em relação a tecnologia e produção das aulas para o ensino domiciliar, aliado ao fato, da faculdade de ter disponibilizado uma excelente plataforma de ensino que além de garantir que as aulas continuem sendo ministradas com qualidade, ainda possibilita realizar a gravação das aulas ministradas para que os alunos que enfrentavam problemas, tanto de conexão como de barulhos em casa, possam assistir a aula em outro momento. Os alunos também não necessitaram mais locomoverem-se de casa para a instituição, dispensando o uso de transportes, gerando menos gastos financeiros e maior conforto. Por fim ressalta-se a comunicação efetiva com os professores, que sanavam dúvidas durante as aulas ministradas e, também, via e-mail, sempre auxiliando os alunos nesse momento de pandemia. Durante a pandemia muitas instituições paralisaram o ensino, mas o mesmo não ocorreu em nosso centro universitário, fato este, do qual podemos nos orgulhar pois nos permitiu, mesmo diante da necessidade de adaptação, continuar com nossos planos e metas de estudo. Ademais, destacamos, que foi de extrema importância contar com a ferramenta de ensino utilizada pelo centro universitário e com o auxílio dos docentes nessa fase.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).