As percepções e adaptações dos discentes diante de um semestre letivo em meio a uma pandemia

um relato de experiência

  • Débora Feijó da SILVA Centro Universitário Cesuca
  • Cristian Mateus Valada DORO Centro Universitário Cesuca
  • Dayane de Aguiar CICOLELLA Centro Universitário Cesuca
  • Márcia Dornelles Machado MARIOT Centro Universitário Cesuca

Resumo

Diante no cenário atual, a necessidade de adaptações e mudanças no ensino tornaram-se iminentes em decorrência da pandemia do COVID-19. Discentes e docentes tiveram que readequar suas rotinas e hábitos de ensino e de estudo. Nesse contexto, apresentar as percepções e ajustes dos acadêmicos em relação aos estudos no atual período de pandemia. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicos de enfermagem a fim de compartilhar as experiências dos discentes sobre o ensino durante a pandemia. Em decorrência da necessidade de isolamento domiciliar as aulas teóricas passaram a ocorrer de forma remota para garantir a segurança e o aprendizado de todos. Habituados com o ensino presencial, foram vários os obstáculos com os quais nos depararmos após a implementação do Ensino remoto emergencial, tais como: o acesso à internet, a qual, muitas vezes, devido a sobrecarga, apresentava instabilidade no sinal dificultando assim o acesso as aulas. Outro fator importante foi o ambiente domiciliar, que devido ao isolamento social, muitas vezes barulhento, dificultando, assim, a concentração dos alunos. Em contrapartida, não podemos deixar de destacar que também houve fatores positivos, como por exemplo, a rápida adaptação que os discentes e docentes obtiveram em relação a tecnologia e produção das aulas para o ensino domiciliar, aliado ao fato, da faculdade de ter disponibilizado uma excelente plataforma de ensino que além de garantir que as aulas continuem sendo ministradas com qualidade, ainda possibilita realizar a gravação das aulas ministradas para que os alunos que enfrentavam problemas, tanto de conexão como de barulhos em casa, possam assistir a aula em outro momento. Os alunos também não necessitaram mais locomoverem-se de casa para a instituição, dispensando o uso de transportes, gerando menos gastos financeiros e maior conforto. Por fim ressalta-se a comunicação efetiva com os professores, que sanavam dúvidas durante as aulas ministradas e, também, via e-mail, sempre auxiliando os alunos nesse momento de pandemia. Durante a pandemia muitas instituições paralisaram o ensino, mas o mesmo não ocorreu em nosso centro universitário, fato este, do qual podemos nos orgulhar pois nos permitiu, mesmo diante da necessidade de adaptação, continuar com nossos planos e metas de estudo. Ademais, destacamos, que foi de extrema importância contar com a ferramenta de ensino utilizada pelo centro universitário e com o auxílio dos docentes nessa fase.


 

Publicado
2021-01-12
Como Citar
SILVA, Débora Feijó da et al. As percepções e adaptações dos discentes diante de um semestre letivo em meio a uma pandemia. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 190-191, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1856>. Acesso em: 03 mar. 2021.