Metodologias ativas e sua aplicação no ensino superior

conectando a atividade profissional com o processo ensino-aprendizagem em um curso de engenharia

  • Marla Pacheco COLOMBO Centro Universitário Cesuca
  • Bruno de Sousa MATTANA Centro Universitário Cesuca
  • Eduardo BLANDO Centro Universitário Cesuca

Resumo

O processo ensino-aprendizagem no ensino superior, é significativmanete influenciado pelas atividades profissionais exercidas por alunos em um curso de engenharia. Um exemplo deste fato ocorreu na disciplina de mecânica dos sólidos (também conhecida como resistência dos materiais), onde alunos tiveram a oportunidade de apresentar relatos de atividades profissionais que possuem relação direta com os tópicos tratados na disciplina. Esta disciplina, que tem por objetivo o estudo da mecânica aplicada no comportamento deformável dos materiais, permite verificar uma série de propriedades de materiais por meio de testes. Os testes usados profissionalmente e apresentados pelos alunos foram do tipo tensão – deformação na produção de não tecidos dos mais variados tipos, visando análises de deformação do material. Após a apresentação, os alunos relataram uma melhora no contexto entre teoria e prática, compreendendo melhor os tópicos expostos. Além disso, foi possível verificar uma melhora no interação com as alunos, na compreensão dos temas apresentados e na interatividade entre os alunos. O objetivo deste trabalho é relacionar as típicas atividades profissionais dos alunos com as disciplinas do cursos de engenharia de produção do CESUCA, visando aplicar conceitos de metodologias ativas para melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas e a formação destes profissionais.  O trabalho pretende desenvolver um questionário online para realizar o levantamento das atividades profissionais de alunos do curso de engenharia dispostos a partilhar relatos de suas atividades profissionais, buscando uma relação entre elas e os conteúdos das diversas disciplinas do curso de engenharia. Uma vez identificadas estas relações, deverá ser desenvolvido um encontro entre alunos e professores para que possam construir atividades juntos, visando uma formação mais significativa. Espera-se como resultado, mais benefícios da relação o entre conteúdo de sala de aula e atividade profissional, uma vez que o estudante / profissional consegue dar contexto concreto a sua formação.

Publicado
2021-01-12
Como Citar
COLOMBO, Marla Pacheco; MATTANA, Bruno de Sousa; BLANDO, Eduardo. Metodologias ativas e sua aplicação no ensino superior. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 234-235, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1851>. Acesso em: 06 mar. 2021.