Planejamento estratégico em empresa familiar

o caso da Metalúrgica Mak Pan Ltda

  • Jaime Setter RODRIGUES Centro Universitário Cesuca
  • Sandro Setter RODRIGUES Centro Universitário Cesuca
  • Juliana SABOIA Centro Universitário Cesuca

Resumo

Um grande número de empresas, ao abrir suas portas, é gerido por família (CHENG, 2014) e conforme Silva, Souza e Klann (2016) há presença desse tipo de empresa em todo o mundo e estas? contribuem de maneira expressiva para a formação de riquezas. Para Chen, Hsu, e Chen (2014), elas podem ter visão de negócio diferente das demais, devido à contribuição da família nas decisões. Conforme Zott&Amitt (2008), o planejamento estratégico foca na organização e no seu relacionamento com o ambiente. A estrutura de uma organização está apoiada nos recursos existentes e nas capacidades para gerenciar tais recursos, tanto voltada para seu ambiente interno; quanto para o ambiente externo. A empresa deve definir com clareza seu modelo de negócio, referente à estratégia competitiva que utilizará para alcançar seu objetivo. Conforme Osterwalder&Pigneur (2011), o modelo de negócio guiará a estrutura da organização em direção à definição e implementação da estratégia; que definirá a relação entre o mercado e a empresa, por meio de sistemas e processos organizacionais, de modo a criar, entregar e capturar valor ao negócio. De acordo com Wildauer (2013), um mercado globalizado onde as oportunidades são disputadas com diversos concorrentes, é necessário avaliar o cenário para compreender a posição estratégica da empresa. Esta análise permitirá que o processo de tomada de decisão seja mais assertiva possível perante as incertezas e flutuações do mercado. O artigo tem como objetivo geral construir o planejamento estratégico da empresa,seus objetivos específicos, identificar o modelo de negócio da empresa, suas vantagens competitivas e análise de mercado. Para este estudo será aplicada a pesquisa qualitativa que segundo Creswell (2010), o ambiente natural é a fonte direta dos dados, e o pesquisador, seu principal instrumento; sendo um meio para explorar e entender o significado atribuído a um problema social ou humano. Nesta metodologia será aplicado estudo de caso, segundo Yin (2010), é uma investigação empírica que analisa um fato atual em profundidade e inserido em seu contexto, principalmente quando o limite deste fato e seu contexto não estão evidentes. Como instrumento de coleta de dados será utilizado a análise documental, pois conforme Oliveira (2007),  os documentos são registros que proporcionam informações a respeito de fatos e relações, ou seja, possibilitam conhecer a cronologia e o histórico dos fatos antecedentes para a sua compreensão. O outro instrumento utilizado será a entrevista de clientes, fornecedores e colaboradores; para Dencker (2000), nas pesquisas qualitativas é importante a utilização de técnicas diferenciadas de coleta de dados, sendo as mais comuns a entrevista aberta e a observação. Conforme Oliveira (2007), os documentos são registros que proporcionam informações a respeito de fatos e relações, ou seja, possibilitam conhecer a cronologia e o histórico dos fatos antecedentes para a sua compreensão. A pesquisa encontra-se na fase de coleta de dados.

Publicado
2021-01-12
Como Citar
RODRIGUES, Jaime Setter; RODRIGUES, Sandro Setter; SABOIA, Juliana. Planejamento estratégico em empresa familiar. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 415-416, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1850>. Acesso em: 24 sep. 2021.