Melhor composição de peças de reposição do almoxarifado de manutenção para redução do valor de capital imobilizado

  • Alexsander Mattos ANTUNES Centro Universitário Cesuca
  • Eduardo Roberto Soares BATISTA Centro Universitário Cesuca

Resumo

A gestão da manutenção ligada à gestão de estoque, procura controlar as perdas e garantir uma resposta rápida aos problemas nas paradas dos equipamentos em ações planejadas e corretivas. A função de uma gestão do estoque de peças de reposição é garantir que a manutenção possa manter os equipamentos em condições de funcionamento. Neste contexto, essa pesquisa aborda o setor almoxarifado de manutenção de uma empresa multinacional, do ramo de embalagens de cigarro, localizada na cidade de Cachoeirinha no Estado do Rio Grande Do Sul, que neste trabalho será tratada por “Empresa x”. Mais especificamente o enfoque central tem a seguibte pergunta de pesquisa: Qual a melhor opção para realizar o gerenciamento do almoxarifado de peças de reposição de manutenção na fábrica x? A presente pesquisa tem como objetivo geral encontrar a melhor composição de peças de reposição do almoxarifado de manutenção para redução do valor de capital imobilizado. Para atingir o objetivo geral da pesquisa, é necessária a formulação de objetivos específicos que auxiliarão na condução desta pesquisa, sendo eles:  Identificar dentro do setor de compras, quais práticas são utilizadas para que não ocorram erros que levem à falta ou à superestocagem de materiais de manutenção; Identificação da situação atual dos estoques de peças de reposição da manutenção e possíveis alternativas de gestão para redução do capital imobilizado na empresa x;  Pesquisa bibliográfica sobre diferentes espécies de gestão de materiais. A pesquisa classifica-se como um estudo de caso, de caráter exploratório, com bases quantitativas. A primeira etapa consiste de um estudo teórico, baseado em artigos, documentações e livros, para pesquisar os principais métodos e conceitos relacionados a gestão de materiais. A segunda etapa apresenta a aplicação do estudo de caso baseado na bibliografia encontrada aplicando os métodos da curva ABC e MRP. Foram feitos levantamentos e pesquisas sobre o estoque de spare parts no almoxarifado de manutenção e identificado a situação atual dos estoques e possíveis alternativas de gestão para redução do capital imobilizado na empresa. Esta é uma pesquisa em andamento. Com os resultados a serem obtidos, espera-se que a empresa tenha uma menor quantidade de capital imobilizado em estoque e que este se direcione para aquelas peças que afetam diretamente o tempo médio entre falhas dos equipamentos.


 


 


Espera-se com esse estudo mapear uma melhor composição de peças no estoque de manutenção afim de diminuir o capital imobilizado e não prejudicar as operações de manutenção caso necessário

Publicado
2021-01-12
Como Citar
ANTUNES, Alexsander Mattos; BATISTA, Eduardo Roberto Soares. Melhor composição de peças de reposição do almoxarifado de manutenção para redução do valor de capital imobilizado. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 232-233, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1847>. Acesso em: 24 sep. 2021.