O impacto da pandemia nas exportações de mercadorias
Resumo
Pandemias afetam o mundo e o modificam de forma imprevisível, atingindo inevitavelmente a economia global. As diversas restrições de transporte de mercadorias entre países implantadas devido à pandemia, abalaram as balanças comerciais e empresas no mundo todo. Conforme os pesquisadores do Ipea (INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA, 2020) o comércio internacional ficou abalado devido a pandemia, com o crescimento de obstáculos para que as empresas de diferentes países comprem e vendam bens e serviços entre si, sendo difícil fazer previsões em relação a queda global em que o comércio em geral vai sofrer devido a pandemia. Existem vários fatores que podem influenciar e interferir nas projeções. Dentro deste cenário, deve haver estímulo e observação em relação às normas internacionais e aos pré-requisitos de boas práticas e de qualidade em relação à exportação; visando à utilização de tecnologias digitais; intensificando a cadeia logística. Ipea (Instituto de pesquisa econômica aplicada, 2020).Segundo a EMBRAPA (2020), a pandemia, covid-19 é uma grande oportunidade para o governo, empresas, produtores e para a sociedade em geral repensarem a sua atuação e a sua forma de organização em busca de novos caminhos e alternativas. Estes momentos de crise são próprios para identificar novas oportunidades, inovar e buscar novas experiências. Com a pandemia muitas empresas tiveram que demitir ou reduzir seu quadro de funcionários. Conforme Carvalho (2018) uma crise financeira ocorre quando há declínio da atividade econômica, com isto a demanda por consumo cai, por consequência diminui a taxa de lucro das empresas. Com o lucro reduzido as empresas se obrigam a demitir funcionários ou interromper as atividades, aumentando assim a taxa de desemprego. Com um alto número de desempregados a renda diminui, o que leva as famílias a consumir menos assim gerando menos demanda. Segundo (Cortiñas Lopes e Gama, 2005. p. 190): “A Exportação de uma mercadoria se configura quando ela é disponibilizada ao comprador estrangeiro em local e prazo estipulado em contrato de compra e venda internacional. Exportação não se dá apenas por ser venda de algo para o exterior, muitas vezes para a exportação ocorrer, deve ser feito um marketing com cuidado, o mesmo deve ser desenvolvido levando em consideração os costumes, a cultura e a religião para onde o produto ou serviço será exportado (CORTIÑAS LOPES, 2005). Diante de tal cenário, este estudo tem como o objetivo geral demonstrar os efeitos e causas do impacto da pandemia nas exportações de mercadorias, como os objetivos específicos identificar como as empresas estão lidando com este novo obstáculo e como isto afeta o mercado global e as projeções de exportações num futuro próximo. Para a realização desta pesquisa, será realizado um estudo qualitativo descritivo, que segundo Perovano (2016), tem como objetivo identificar, registrar e analisar características, fatores ou variáveis relacionadas a fenômenos ou processos. A coleta de dados será feita através de entrevistas qualitativas individuais. A amostra utilizada para a coleta de dados serão os profissionais atuantes na área de comércio exterior, especificamente ligados com o ramo de exportação. O estudo encontra – se em fase de realização de coleta, logo, não estando finalizado.
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