Autopercepção da saúde bucal e seu impacto na qualidade de vida em estudantes universitários de diferentes áreas da saúde

  • Geneci Silveira SOARES Centro Universitário Cesuca
  • Juliana Rocho da Rocha DAMBROS Centro Universitário Cesuca
  • Gabriel Ferreira NICOLOSO Centro Universitário Cesuca
  • Fernando Silva RIOS Centro Universitário Cesuca

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a autopercepção em saúde bucal e seu impacto na qualidade de vida em estudantes universitários de diferentes cursos da área da saúde. O presente trabalho foi um estudo observacional transversal, que utilizou uma amostra de conveniência, composta por alunos de graduação na área da saúde no Centro Universitário CESUCA, localizada em Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, Brasil. Um questionário estruturado referente à caracterização demográfica, hábitos de higiene bucal, halitose, hipersensibilidade dentária, autopercepção em saúde bucal, acesso a serviços odontológicos e fatores comportamentais, foi aplicado. O desfecho principal do presente estudo foi a autopercepção em saúde bucal relacionada a qualidade de vida, mensurada através de um questionário validado: perfil de impacto na saúde bucal (OHIP-14). Os dados obtidos foram variáveis analisadas como possíveis indicadores de risco para menores valores de OHIP-14. Idade, curso, frequência de visitas ao dentista e necessidade de tratamento odontológico estiveram estatisticamente associados com qualidade vida relacionada à saúde bucal, em relação à variável semestre do estudante, esta não mostrou associação. Pôde-se concluir que a autopercepção em saúde bucal esteve associada com qualidade vida relacionada à saúde bucal.

Publicado
2021-01-12
Como Citar
SOARES, Geneci Silveira et al. Autopercepção da saúde bucal e seu impacto na qualidade de vida em estudantes universitários de diferentes áreas da saúde. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 456-462, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1837>. Acesso em: 01 mar. 2021.