Psicologia e comunidade
um relato de experiência da atuação em uma associação comunitária
Resumo
Este artigo partiu da prática de estágio em Psicologia comunitária realizada em uma Associação localizada no município de Cachoeirinha, RS, com o objetivo de perquirir, refletir e aprimorar os conhecimentos construídos a partir do contexto de atuação e as estratégias de intervenção no território, pautando um fazer ético e comprometido. Tendo em vista que a psicologia comunitária propõe outra forma de olhar e encarar sofrimento psíquico, utiliza-se aqui um modo de atuação distinto e distante do modelo clínico tradicional, pois compreende o indivíduo como sujeito de direitos ligado ao seu contexto, à sua realidade e ao seu território. Os conceitos utilizados dialogaram com pressupostos da Psicologia Crítica, considerando o momento histórico atual, garantindo que o método e a ação estejam vinculados a forma de construção social que promova a libertação, a autonomia e a valorização do coletivo como uma ontologia para o viver. Participaram dessa experiência famílias cujas crianças e adolescentes são atendidas pela Associação. As estratégias utilizadas foram: entrevistas e visitas domiciliares. Elas apontaram informações importantes para o mapeamento da realidade comunitária e seu funcionamento. Analisou-se a relevância de romper com dispositivos que contribuem na perpetuação do sofrimento psíquico resultante de comportamentos sociais atravessados pela necropolítica, pelo racismo colonial e pelas desigualdades sociais que estruturam nossa sociedade. Apresentaram-se elementos da psicologia africana como outra forma possível de pensar em saúde mental, considerando os valores civilizatórios perpassados transgeracionalmente no cruzamento do Atlântico até a vida contemporânea. Evidenciou-se o pensar do compromisso psi como um agente das políticas públicas, problematizando os determinantes sociais de saúde e a equidade para compreender a dimensão ontológica enfatizada pelas condições da vulnerabilidade de longa duração, contrastada pelos mecanismos sociais da colonização.
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